O comandante da 10a BPM, major Ricardo Moura, confirmou que um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) foi atingido durante abordagem a quadrilha acusada de assaltar o Banco do Brasil da cidade de Catarina/CE, aproximadamente 350 km da capital Fortaleza,  na segunda-feira (27).

Os disparos não prejudicaram o funcionamento da aeronave.  Major Ricardo Moura destacou o poder de fogo dos marginais que após o confronto, com a morte de quatro deles, 15 armas foram encontradas, entre fuzil, sub-metralhadora com silenciador, pistolas e revolver.

Ricardo Moura informou ainda que duas mochilas com parte do dinheiro levado da agência bancária, roupas e medicamentos foi recuperado após o confronto. Outros integrantes da quadrilha continuam foragidos e estão sendo procurados.

“Questão de honra capturar esses outros bandidos. Eles vão pro confronto com a gente pensando que não tem retorno. Eles atiram na Polícia, em cidadãos, sitiam a cidade, e acham que fica por isso”, brandou o Major Ricardo Moura em entrevista à TV Diário.

Entenda a ocorrência

Quatro homens, acusados de participação no assalto ao Banco do Brasil da cidade de Catarina/CE, aproximadamente 350 km da capital Fortaleza, na última segunda-feira (27/2), foram mortos na manhã de 03/3, durante uma perseguição policial.

Dia 2/3, a polícia prendeu o segundo homem acusado de participar do assalto. Durante as investigações os policiais descobriram que os outros integrantes da quadrilha iriam resgatar os comparsas que haviam sido presos em Catarina.

A polícia montou um cerco e conseguiu evitar o resgate, que seria feito por vários homens numa van. No veículo também estavam quatro mulheres, que seriam utilizadas como “escudo humano” para impedir que a polícia atirasse contra o veículo.

Os assaltantes perceberam a presença da polícia e iniciaram uma fuga em direção a cidade de Acopiara. Na perseguição os criminosos abandoraram o veículo e entraram na mata da serra. As mulheres foram resgatadas.

A polícia entrou na mata e houve troca de tiros. Quatro assaltantes foram mortos. Os outros conseguiram fugir. Durante a troca de tiros a aeronave do Ciopaer, utilizada na operação policial, foi atingida por um tiro de fuzil. O piloto conseguiu fazer um pouso de emergência, evitando um outro acidente.

Os policiais fazem um cerco na região para tentar prender os outros criminosos envolvidos. O assalto a agência do Banco do Brasil de Catarina, na região dos Inhamuns, aconteceu no final da manhã de 27/2.

A quadrilha roubou também uma lotérica e invadiu o destacamento de polícia. Um soldado foi morto, três pessoas foram feitas reféns e o pânico tomou conta da cidade. A quadrilha usou balaclavas, roupas camufladas e armamento pesado como fuzis, escopetas e pistolas. Eles iniciaram a ação invadindo o destacamento da polícia. O soldado Antônio Alves Neto, de 35 anos, foi atingido. O militar não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.

Os criminosos esperaram o carro-forte abastecer a agência com cerca de R$ 500 mil. Depois, entraram no banco, renderam os clientes, pegaram malotes e fugiram levando o gerente, um policial e um médico. Enquanto o roubo acontecia no banco, outro grupo assaltava esta agência lotérica. Clientes e funcionários conseguiram sair antes da invasão. Mesmo assim, tiros foram efetuados no interior do estabelecimento.

Os assaltantes fugiram em três veículos, um deles pertencente ao médico Wallacy Lopes. Ele e os outros dois reféns foram libertados fora da cidade.

Fonte: Ceará Agora e TV Diário