BAvOp/PMDF realiza treinamento de padronização operacional de seus tripulantes
10 de fevereiro de 2012 1min de leitura
10 de fevereiro de 2012 1min de leitura
Entre os dias 30 de janeiro e 03 de fevereiro de 2012, o Batalhão de Aviação Operacional (BAvOp) da PMDF realizou o I Treinamento de Padronização Operacional de Tripulantes. O treinamento teve por objetivo, além de padronizar procedimentos, adequar as técnicas à realidade das de missões que são desempenhadas pelo BAvOp no Distrito Federal, com base em experiências vivenciadas por Tripulantes Operacionais (TOPs) e pilotos durante as ocorrências atendidas na Capital Federal.
Objetivando ainda a atualização dos conhecimentos e das técnicas empregadas na atividade, as instruções elaboradas pelo BAvOp foram marcadas pela segurança, pela técnica e principalmente pelo profissionalismo dos militares envolvidos, sem esquecer ainda dos militares do Batalhão de Operações Especiais e do Batalhão de Policiamento Ambiental que participaram e apoiaram a iniciativa da Unidade.
A oportunidade agradou a muitos policiais que, para alguns, era a primeira vez que foram chamados a participar ativamente de uma regulamentação desta monta, comprovando o conceito do atual Comandante em valorizar a atividade pelo conhecimento e habilidade de cada militar.
Dentre as técnicas utilizadas pelo tripulante operacional na realidade de Brasília, foram treinados fraseologia aeronáutica, tiro embarcado, abordagem tática, embarque e desembarque operacional, salvamento aquático (“Mac guire”), rapel etc. Apesar de existirem tantas outras atividades possíveis para o tripulante operacional, como “Fasthope”, “Hello casting”, combate a incêndio e transporte de enfermos, o treinamento focou no cotidiano da atividade que versa principalmente pelo apoio em ocorrências e no radiopatrulhamento aéreo ostensivo.
Logo após o carnaval será realizado o II Treinamento de Padronização de Tripulantes, onde as técnicas de Maguire, Desembarque/Embarque no Pairado (alto e baixo) e Técnicas de Abordagem passarão pelo mesmo processo de avaliação e execução.
Aos interessados pela atividade de tripulante operacional, o Comandante do BAvOp recomenda que prezem pelo condicionamento físico e pela busca do conhecimento, pois em breve um futuro curso será oportunizado aos policiais militares do Distrito Federal que anseiam em guardar o DF pelos céus da Capital.
“O nosso objetivo é manter um padrão operacional de excelência, aumentando a eficiência nas ações, diminuindo a possibilidade de erro e, consequentemente, melhorando o nível de segurança operacional da Unidade Aérea”, diz o TC Gonçalves, Comandante do BAvOp.
Fonte: PMDF.
Enviar comentário