Helicópteros já fizeram 31 resgates no Litoral do Paraná
03 de fevereiro de 2012 2min de leitura
03 de fevereiro de 2012 2min de leitura
Os quatro helicópteros do Governo do Estado deslocados para a Operação Verão fizeram 31 resgates desde o início da temporada, em dezembro. Operadas pelo Grupo Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer), as aeronaves garantiram um atendimento rápido e seguro para sete vítimas de afogamento e 24 pessoas em estado grave de saúde em razão de doença ou ferimentos causados por acidentes de trânsito.
As vítimas de afogamentos são encaminhadas para o Centro de Recuperação de Afogados, em Matinhos – um serviço inédito no Paraná, instalado no Hospital Nossa Senhora de Navegantes para fazer o atendimento emergencial nesses casos. Os demais atendidos pelas aeronaves do Graer foram transportados para o Hospital Regional de Paranaguá.
O coordenador do Corpo de Bombeiros na Operação Verão, tenente-coronel Edmilson de Barros, diz que a utilização de helicópteros aumenta consideravelmente a possibilidade de sobrevivência da vítima. “É importante frisar que o trabalho conjunto dos bombeiros e do grupamento aéreo na Operação Verão lida diretamente com a vida e qualquer minuto pode fazer a diferença”, afirmou.
Os quatro helicópteros utilizados nos trabalhos da Operação Verão são multimissão – o que permite o transporte do paciente com maca dentro da cabine, acompanhado de materiais de primeiros socorros e instrumentos de tecnologia. Nos fins de semana, o Graer mantém um médico plantonista a bordo da aeronave. A população conta ainda com atendimento médico diariamente nas sedes do Corpo de Bombeiros no Litoral.
“É fundamental contar com aeronaves neste período em que o movimento no Litoral é intenso e o risco de acidentes aumenta. O sobrevôo de Matinhos para Paranaguá é realizado em onze minutos”, disse o major Júlio César Pucci, comandante de aeronave do Graer. Por terra, o mesmo percurso, nesta época do ano, pode levar até duas horas.
Na Operação Verão, os helicópteros também auxiliam a Polícia Rodoviária Estadual no monitoramento do trânsito próximo à Serra do Mar, nas sextas-feiras e aos domingos, quando há um fluxo intenso de veículos. Além disso, fazem patrulhamento em conjunto com as polícias militar e ambiental.
A ação integrada entre o Corpo de Bombeiros e o Graer também permitiu a realização de 13 treinamentos de guarda-vidas.
GRAER – O Grupo Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer), vinculado à secretaria de Estado da Segurança Pública, é formado por 34 oficiais da Polícia Militar e por dois policiais civis. O grupo realizou até o início da Operação Verão 364 missões, entre elas 112 salvamentos e 184 ocorrências policiais. O Graer é equipado com quatro helicópteros e um avião e passou a apoiar as ações das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Fonte: Agência Notícias Paraná.
Fotos: Jonas
Enviar comentário