GRAer/BA treina alunos do curso de operações especiais do BPChq
18 de janeiro de 2012 1min de leitura
18 de janeiro de 2012 1min de leitura
Bahia – Entre os dias 9 e 12 de janeiro/2012, oficiais e praças do GRAER ministraram instruções a vinte alunos do Curso de Operações Especiais do Batalhão de Polícia de Choque. O módulo de OPERAÇÕES HELITRANSPORTADAS é um dos últimos do curso que já dura mais de cento e vinte dias. Dentre as disciplinas ministradas estão Direitos Humanos, estágios de sobrevivência e operações nos diversos biomas do estado, ações antibomba, ações táticas especiais, paraquedismo policial, etc.
Iniciando a instrução os alunos conheceram sobre a criação, estruturação, operação e doutrina de emprego do GRAER. Também foram reforçados os conceitos de operações em ambiente elevado, com ênfase para o rapel em helicóptero, ao que os alunos treinaram na plataforma do GRAER, para em seguida efetuar o rappel real na aeronave.
Igualmente houve instrução de montagem e operação de zona de pouso de helicóptero (ZPH), embarque e desembarque táticos (com acessórios de CTDC), simulando a tomada de presídios.
Foi efetuado ainda treinamento de embarque e desembarque a baixa altura, bem como treinamento em ambiente líquido, com destaque para as técnicas de MCGUIRE e lançamento do militar em ambiente líquido.
Fechando o módulo relacionado às aeronaves, no dia 13/01, os alunos simularam uma intervenção em aeronave seqüestrada, sob a orientação do Cap PM Lusquinhos, oficial coordenador do COPES/BPChq que é também piloto comercial de avião.
Ainda na sede do GRAER, os alunos receberam a notícia do I Curso de Especialização em Operações Especiais – SWAT da América Latina, reconhecido pelo MEC, que será ministrado a partir de março/2012 pela UCL – Faculdade do Centro Leste, no município de Serra, Espírito Santo, ao que demonstraram bastante interesse.
A finalização do COPES/BPChq está prevista para o mês de fevereiro vindouro. “O efetivo do GRAER sente-se honrado em contribuir para a qualificação de tão seleto grupo de policiais militares baianos e da PMMT”, afirmou o Ten Cel PM Lázaro, Comandante do GRAER.
Fonte: GRAER – UCSO
Enviar comentário