Bombeiro 01 resgata vítima de capotamento na região metropolitana de Goiânia
26 de dezembro de 2011 1min de leitura
26 de dezembro de 2011 1min de leitura
A Companhia de Operações Aéreas e Segurança Aeroportuária (COASA) do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás socorreu no dia 07/12 vítima de capotamento na região metropolitana de Goiânia.
Na chegada da equipe a mesma se encontrava com o membro inferior esmagado pelo carro, estava em estado de choque hipovolêmico, foi inicialmente atendida pela equipe terrestre e USA do CBMGO com extricação, reposição volêmica de 2.000 ml de Ringer Lactato, feita analgesia, acionado o Bombeiro 01, quando do momento da extricação.
A possibilidade de lesão vascular era grande, a facilidade do transporte aéreo foi considerada pelo Dr. Jadir médico da USA Bombeiro/SIATE, pois em lesões vasculares tempo é fundamental.
Acionado o Bombeiro 01, com tempo resposta de 10 minutos, verificou-se que as condições de pouso eram um pouco difíceis, pois não havia rampa para aproximação e decolagem, sendo estas feitas em pairado. O lacal era uma praça com três postes de iluminação dispostos em triângulo no centro dela e no espaço livre haviam várias árvores rescém plantadas com estacas de apoio, o pouso foi possível graças à perícia dos pilotos em comunicação perfeita com o tripulante operacional, note-se que uma das estacas ficou uns 30 cm do nariz da aeronave.
A equipe de Suporte Avançada desceu e fez a interface com a equipe de solo, a vítima foi embarcada e transportada ainda fazendo reposição volêmica e em estado de choque, mas saturando bem. No trajeto foi comunicado o Hospital de Urgências de Goiânia, onde a equipe vascular já aguardava no momento do pouso.
Foi informado que no hospital fizeram a amputação do membro inferior, pois a fratura de tíbia tinha sido cominutiva e a lesão vascular era irreparável. A vítima se recupera bem.
Confira o vídeo:
Fonte: CBMGO.
Fotos: Divulgação.
Enviar comentário