Mais uma vez o efetivo do Grupamento de Radiopatrulha Aérea – Base de Radiopatrulha Aérea de Campinas cumpriu a missão sócio-comunitária de produzir Q.A.P. – “Quartel Aberto ao Público”.

Em sua 12ª edição, realizada na última sexta-feira (07/10/2011) Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio da Base Campinas e do apoio das Unidades sediadas no município, recepcionou crianças, adolescentes e idosos em suas instalações, num dia de festa e integração, em que os presentes puderam conhecer as atividades operacionais que a Instituição realiza.

O evento se traduziu num “encontro de gerações”, permitindo o congraçamento das diversas faixas etárias. Ao atendê-las, em especial as carentes e as portadoras de necessidades especiais, o QAP, que tem por objetivo o resgate da cidadania e a inclusão social, excedeu as expectativas de organização e público presente, que somou mais de 1.300 (mil e trezentas pessoas).

Iniciado no ano de 2000, o projeto QAP tornou-se uma realidade graças à participação voluntariosa dos setores público e privado, que, desde então, não medem esforços para que os visitantes tenham um dia muito especial, inserindo-os em um contexto social ainda não experimentado, porém necessário. O Ciesp-Campinas, por meio do Departamento de Integração e  Ação Social, foi um dos apoiadores do evento auxiliando na arrecadação de materiais para compor o dia de divertimento e interação.

Como nas edições anteriores houve a participação de Empresas, Organizações e Instituições, que estão sempre presentes com seu inestimável apoio, evidenciando uma parceria perene entre os organizadores do QAP, destaque-se neste prisma a participação do SESI – Unidade Amoreiras, que atuou não só no dia do evento com suas tradicionais oficinas, mas também na organização e coordenação, que se estendeu por longo período, exigindo muito esforço e dedicação.

Para a diretora do Departamento de Integração e Ação Social do CIESP-Campinas, Medy Macedo, a iniciativa é admirável e deve contar sempre com a participação de entidades, empresas e a própria comunidade para ser realizado: “Um dia de alegria, descontração e confraternização que traz vitalidade e renovação não só às crianças e idosos que estiveram presentes, mas para quem apoia e participa como voluntário,” afima Medy.

“É uma alegria imensa receber a comunidade no Quartel, podendo oferecer a todos um dia especial. Desde a primeira edição em 2000, são inúmeros parceiros, aos quais só temos a agradecer”, completou o Major PM Hervem Hudson Bozello, responsável pelo evento.

Participou do evento, Marcos Casuo, onde apresentou, alegrando todos os participantes, uma “amostra” de seu espetáculo de circo moderno e vibrante que reúne música, performance, humor, poesia e a mais alta tecnologia. Universo Casuo, idealizado pelo palhaço brasileiro mais conhecido no mundo, imperdível!

Dentre outras, no QAP houve: atividades lúdicas dirigidas, oficinas de artes, corte de cabelo, passeios em viaturas policiais, passeio a cavalo, apresentação do Canil da Polícia Militar e de uma manobras aérea (rapel), show e apresentações musicais, espetáculos circenses, distribuição de brinquedos, alimentos e refrigerantes aos participantes. Valendo lembrar que todas as atividades são supervisionadas por profissionais (voluntários) capacitados.

Além de desenvolver e exercitar o senso de relacionamento, auto-estima e cidadania dos participantes, o QAP estimula a iniciativa do trabalho voluntário e responsabilidade social entre os envolvidos, bem como permite a aproximação da sociedade civil com a Polícia Militar.

Empresas que apoiaram o evento:

Confira algumas fotos desse mega evento:



Fotos: Divulgação.