Um simulador de voo de helicóptero Schweizer fabricado nos Estados Unidos chegou à Edra Aeronáutica em Ipeúna nas últimas semanas para ajudar no programa de treinamento de IFR – Voo por Instrumento e estará totalmente liberado para instrução dentro de alguns dias.

O simulador de voo é uma réplica em tamanho real, contendo instrumentos, equipamentos, painéis e controles de uma cabine de helicóptero de tamanho natural. Fornece todos os instrumentos de controle e navegação básicos da aviação, o planeta Terra inteiro de forma virtual, todas as características da aeronave, inclusive suas reações e conta com recursos audiovisuais. Além disso, é avaliado, qualificado e aprovado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), órgão regulador da Aviação Civil no País.

A Edra Aeronáutica, indústria de fabricação e vendas de aeronaves e escola de pilotagem, homologou o simulador, atestando ser uma importante ferramenta para quem faz ou pretende fazer curso de pilotos. Para usar o equipamento o aluno deve ter licença de PPH (Piloto Privado de Helicóptero).

Segundo o aluno Rodrigo Romanatto de Castro, “o curso é para que o piloto se especialize em voar com condições não favoráveis, com visibilidade restrita e a função do simulador é colocar em prática esse tipo de voo, sem riscos reais, podendo pegar experiência e assim passar para o helicóptero.”.

O preço estimado da hora de voo no simulador é de R$340.


Fonte: SouRepórter.com.br / Texto: Paula Amaral