Um final feliz para quatro pescadores oriundos do município alagoano de Coruripe. Este foi o resultado de uma operação de resgate registrada por volta das 13h30 desto de 27/07, nas proximidades do povoado Cabeça, no município de Brejo Grande, distante 137 quilômetros da capital Sergipana.

Os pescadores encontravam-se à deriva há oito dias, quando a embarcação na qual se encontravam perdeu o rumo.

Militares do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) foram informados, por volta das 13h, sobre a existência dos quatro pescadores, à deriva, numa embarcação registrada pelo nome “Vai com Deus”, e seguiram, de imediato, ao local indicado.

De acordo com o piloto da aeronave da SSP, major PM Luiz César Santana Reis, os trabalhadores encontravam-se a cerca de 10 milhas em relação à costa sergipana.

“Avistamos a embarcação e utilizamos a técnica ‘puçá’ – uma técnica que lança um cesto balizado por um profissional do GTA para recolher as vítimas nesse tipo de situação – para resgatar dois dos pescadores, que foram conduzidos até a margem do rio, no município de Brejo Grande”, explicou major César.

Os trabalhadores estavam desidratados e foram encaminhados ao Hospital de Urgências de Sergipe, onde receberam os primeiros atendimentos médicos.

Já os outros dois pescadores conseguiram entrar em contato com o proprietário da embarcação, em Coruripe, através do serviço de telefonia móvel, e solicitar apoio de outro transporte fluvial para fazer o resgate tanto dos pescadores quanto da embarcação que perdeu rumo no rio São Francisco.

“No intuito de resistir às noites de frio, os pescadores começaram a quebrar a lateral da embarcação para fazer fogo com os pedaços de madeira e manterem-se aquecidos”, acrescentou major César.

A operação teve o envolvimento também do piloto Fernando Teles, comandante de aeronave do GTA, e do sargento PM Andrade, tripulante operacional.


Fonte: Portal da Polícia Militar de Sergipe.

Fotos: (1) Portal Emsergipe.com/ (2) e (3) GTA/SSP