Com a chegada do período de seca e surgimento dos incêndios florestais, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA/MG), intensificou os treinamentos para fazer frente às ocorrências dessa natureza.

O treinamento foi realizado no Centro de Treinamento Metropolitano (CETREME) do CBMMG, e teve como objetivo principal o lançamento e captação de água com o equipamento Bambi-Bucket.

“O treinamento é primordial para toda equipe do BOA, pois em uma ocorrência de incêndio florestal o aparato montado é significativo”, esclarece o Ten Cel Gualberto, comandante da Unidade.

Os integrantes da Esquadrilha Arcanjo treinaram a capitação de água em um manancial e em reservatório, sendo o lançamento feito em uma área contendo 15 cones alinhados, simulando uma linha de fogo.

Para o Sub Ten Willian, “as equipes de solo dependem do lançamento de água feito pela aeronave para que seja feito um bom combate. Isso requer uma perícia do Piloto e Tripulante Operacional”.

No ano de 2010 foram atendidas mais de 85 ocorrências em que as aeronaves da Esquadrilha Arcanjo auxiliaram as equipes de terra em todo Estado. Para o ano de 2011, estima-se um aumento do emprego desse recurso devido a disponibilidade de todas aeronaves da unidade.

Confira as fotos do treinamento:



Fonte: BOA/CBMMG