Em solenidade realizada no dia 04 de julho de 2011, na sede da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas – CIOPAER foi comemorado o aniversário de dezesseis anos da Aviação de Segurança Pública do Estado do Ceará.

O evento contou com a participação do Governador do Estado em exercício, Domingos Gomes de Aguiar Filho, o Desembargador José Arísio Lopes da Costa – Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o Deputado Estadual Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra – Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, o Cel PM RR Francisco José Bezerra Rodrigues – Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social e demais Secretários de Estado e Autoridades, além da significativa participação dos familiares dos integrantes, amigos e colaboradores da CIOPAER.

Durante toda a solenidade estiveram expostas ao público as aeronaves Fênix 03, (Helicóptero Esquilo) e Fênix 04 (Eurocopter EC 135), utilizadas nas atividades de apoio em ocorrências policiais e bombeirísticas, resgates aeromédicos, salvamentos no mar, buscas, transportes de autoridades, entre outras atividades policiais, inclusive operações de apoio e resgate em outras unidades da federação.

A solenidade também marcou a entrega da Medalha Euclydes Pinto Martins, Medalha Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho e da Comenda Tripulante de Honra, para as personalidades civis e militares que ao longo dos anos vem contribuindo de forma significativa para o engrandecimento da aviação de segurança pública no Estado do Ceará. Além das autoridades já mencionadas, foram agraciados dentre outras, o Governador do Estado do Ceará Dr. Cid Ferreira Gomes, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral Dr. Ademar Mendes Bezerra, e o Diretor da EFAI Cel Av. RR FAB João Bosco Ferreira.

Medalha Pinto Martins e Medalha Marechal-do-Ar (Comenda Tripulante de Honra) Casimiro Montenegro

Em suas palavras, o Coronel PM Antonio Nirvando Monteiro Vieira, Coordenador da CIOPAER, agradeceu a presença de todos, bem como os investimentos feitos pelo Governo do Ceará nas atividades da Segurança Pública no Estado. O Coordenador ressaltou também que a integração, diariamente exercitada em todas as missões da CIOPAER é a palavra-chave para o sucesso das atividades aéreas no Estado, pois em seus quadros há integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil.

Coronel PM Antonio Nirvando Monteiro Vieira – Coordenador da CIOPAER

Já o Cel PM RR Francisco José Bezerra Rodrigues – Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, ressaltou a forma como as atividades operacionais e administrativas da CIOPAER vem sendo conduzidas, proporcionando apoio e realizando patrulhamento em conjunto com as unidades de polícia no interior do Estado. Agradeceu e enfatizou o apoio incondicional do Governador do Estado Dr. Cid Ferreira Gomes às ações da CIOPAER e com o engrandecimento do sistema de segurança pública como um todo.

Coronel PM RR Francisco José Bezerra Rodrigues – Secretário da SSPDS

De acordo com a filosofia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), de buscar sempre a modernização para se posicionar à frente dos infratores de uma maneira geral, procurando sempre se antecipar às ações delituosas, o uso do helicóptero na atividade policial cearense é hoje um dos meios mais eficazes de repressão e, principalmente, de prevenção às infrações criminais.

Domingos Gomes de Aguiar Filho Governador em exercício do Estado do Ceará

Encerrando a solenidade, o Governador do Estado em exercício, Domingos Gomes de Aguiar Filho, destacou a importância da Aviação de Segurança Pública no Estado do Ceará, que hoje, além das inúmeras missões que desempenha, colabora sobremaneira com o engrandecimento da aviação de segurança pública no País, haja vista contar em sua estrutura com uma escola de aviação que formou e atualmente forma pilotos para os mais diversos grupamentos aéreos do Brasil.

BREVE HISTÓRICO DA CIOPAER

As primeiras atividades aéreas de segurança pública no Estado do Ceará datam de 1982, ano em que um Boeing 727-200 da empresa VASP, antes que pudesse efetuar o pouso no Aeroporto Pinto Martins, veio a colidir com a Serra da Aratanha, no município de Pacatuba (região metropolitana de Fortaleza), ocasionando a morte de 137 pessoas, na oportunidade foi utilizado o helicóptero da empresa então estatal Coelce, um modelo ‘Esquilo HB 350 B’, no transporte dos corpos das vítimas do acidente.

No ano de 1985 ocorreram várias enchentes no interior do nosso Estado, momento em que o município de Russas e seus distritos foram seriamente atingidos, ocorrendo ajuda humanitária com emprego de helicópteros para o resgate de refugiados que ficaram ilhados, bem como na distribuição de cestas básicas e medicações com assistências médicas; das aeronaves empregadas estava novamente o ‘Esquilo HB 350 B’ da empresa ainda estatal Coelce.

Em 1991 houve a criação do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) da PMCE quando, pela primeira vez, uma tropa especializada realizou treinamento helitransportada com desembarques táticos utilizando-se de técnicas de rappel.

EVOLUÇÃO

Atento às necessidades de recursos materiais para bem cumprir sua missão institucional, o Governo do Estado desenvolveu seus primeiros projetos de aquisição de aeronaves no ano de 1995. Assim, a aeronave esquilo da estatal Coelce foi incorporada à Polícia Militar do Ceará, no recém criado GPAER – Grupamento de Policiamento Aéreo da Polícia Militar do Estado do Ceará.

Em 04 de julho de 2001, através do Decreto Nº 26.255-A, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará decidiu ousar na criação de um órgão ímpar dentro da estrutura da segurança pública, assim foram reunidos em um só órgão e sob a mesma direção oficiais e praças da polícia militar e do corpo de bombeiros, delegados, inspetores e escrivães da polícia civil.

A CIOPAER passou a ser subordinada diretamente à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, e as aeronaves passaram a desempenhar missões múltiplas de policiamento ostensivo, repressivo, de combate a incêndio, de salvamento e de defesa civil. As tripulações passaram a ser mistas, com uma única doutrina e os objetivos a serem cumpridos o seriam pela soma dos esforços e da determinação de todos. Isso corresponde à quebra de um tabu que persegue as polícias brasileiras há anos, a atuação conjunta e ordenada das polícias civil, militar e corpo de bombeiros, somando forças e esforços para melhor servir à comunidade, otimizando assim os aportes financeiros exigidos para funcionamento de uma unidade de aviação de segurança pública.

ATUALMENTE

Ceará - CIOPAerAtualmente a CIOPAER, sediada na área operacional do Aeroporto Internacional Pinto Martins, conta com três aeronaves esquilo – AS 350, um Eurocopter EC 135 e aguarda a chegada de duas aeronaves bireator de porte médio. Além disso, nos próximos meses, por meio de um convênio com a Universidade Estadual do Ceará – UECE, a Coordenadoria começará a operar uma aeronave de asa fixa modelo bandeirante fabricada pela EMBRAER, já tendo iniciado, para isso, a capacitação de pilotos.

Em 2008, foi criado o Centro de Instrução da Aviação de Segurança Pública da CIOPAER (CIASPEC), e por meio da Portaria n.821/SSO de 12.06.2008 da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, publicado no DOU n. 112 de 13.06.2008, foram homologados os cursos práticos de piloto privado e piloto comercial de helicóptero, sendo hoje a CIOPAER a única unidade aérea de segurança pública no Brasil a formar pilotos diretamente na aeronave esquilo AS 350, não necessitando buscar formação básica e avançada em outras unidades ou escolas de formação, exceto os cursos de emergências em voo e IFRH que são realizados na EFAI. Vale ressaltar ainda que a CIOPAER possui em seus quadros checadores credenciados pela ANAC.

Embora a homologação dos cursos de piloto privado e comercial de helicóptero acontecera em 2008, a CIOPAER já vem contribuindo com a formação nacional de pilotos desde a década de 1990, através da realização do estágio administrativo-operacional. Dessa maneira antes da homologação do Centro de Instrução, já freqüentaram o estágio, o então Capitão Robson Wilson dos Santos da Policia Militar do Estado do Pará, o então Major Antenor Neves e o então 1º Tenente Alexandre, ambos da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, o então Capitão Valdeci Santos de Lima e o então 1º Tenente Sérgio de Andrade Alves ambos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e o então Capitão Lucena da Polícia Militar do Estado do Piauí.

Após a homologação dos cursos da CIASPEC, já foram formados nos cursos de piloto privado, comercial de helicóptero e avançado de comando os seguintes profissionais:

ESTADO DO PARANÁ
– Major da Polícia Militar Sérgio Augusto Ramos
– Capitão da Polícia Militar Márcio Valim de Souza

ESTADO DA PARAÍBA
– Capitão da Policial Militar Everaldo Henrique Lourenço de Oliveira

ESTADO DO TOCANTINS
– Delegado de Polícia Civil Leonardo Marincek Garrido de Nóbrega

ESTADO DE ALAGOAS
– Capitão da Polícia Militar Mário Henrique de Oliveira Assunção

Hoje encontram-se matriculados e freqüentando os Cursos de Piloto Privado de Helicóptero, Piloto Comercial de Helicóptero e Treinamento Avançado para Assunção a Comando, no Centro de Instrução de Aviação de Segurança Pública 15 (quinze) profissionais:

ESTADO DO CEARÁ
– Delegado de Polícia Civil Francisco Alves de Paula (Treinamento Avançado para Assunção a Comando)
– Major da Polícia Militar Ronaldo José de Sousa da Silva (PCH)
– Major do Corpo de Bombeiros Militar Nivan Girão Pinto (PCH)
– Capitão da Polícia Militar Sílvio Marcos Santos Assunção (PCH)
– 1º Tenente da Polícia Militar Paulo Capelo Fonteles (PCH)
– 1º Tenente da Polícia Militar Israel Clériston Martins de Oliveira (PPH)
– 1º Tenente da Polícia Militar Francisco Claudejane Cabral (PPH)

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
– Tenente Coronel Bombeiro Militar Paulo Rogério de Andrade Lima (PCH)

ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL
– Capitão da Polícia Militar Katiane Almeida de Oliveira (PPH/PCH)

ESTADO DA PARAÍBA
– Capitão da Polícia Militar Álvaro Cavalcante Filho (PPH)

ESTADO DO AMAZONAS
– Capitão Bombeiro Militar Francisco Ferreira Máximo Filho (PPH/PCH)
– Capitão Bombeiro Militar Alexandre Costa Martins (PPH/PCH)
– Capitão Bombeiro Militar Helliton de Souza Silva (PCH)
– 1º Tenente Bombeiro Militar Karina Oliveira dos Reis (PCH)

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
– Capitão Bombeiro Militar Wesley Nunes Reis (PCH)

Ciente de que ainda há muito a ser feito, o Estado investe na formação de novos profissionais (Pilotos, Mecânicos e Tripulantes), para que a capacidade Operacional da CIOPAER seja aumentada, com vistas a podermos estar presentes nos rincões mais distantes do Ceará.


Fonte: CIOPAer/CE e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social/CE