A polícia de New South Wales (NSW) – Austrália, incorporou a sua divisão de apoio aéreo seu novo helicóptero, designado PolAir 4. PolAir 4 é um bimotor Eurocopter EC135 P2+ que irá substituir o modelo monomotor atual.

A aeronave está equipada com nova tecnologia de rotor, incluindo rotor de cauda do tipo Fenestron, ​​que é significativamente mais silencioso do que os modelos anteriores.

Ele também permite o aumento da velocidade de cruzeiro para cerca de 220 km/h, o que irá melhorar os tempos de resposta a Wollongong, Central Coast e Newcastle, que agora são rotineiramente patrulhado pelas aeronaves PolAir.

A configuração do novo cockpit fornecerá às tripulações um maior campo de visão durante as operações de busca e salvamento, de dia e noite através do uso de óculos de visão noturna.

Ele será equipado com o estado-da-arte da tecnologia, principalmente para melhorar a segurança de operações à baixa altura e terreno acidentado, com motores mais potentes, que permite ao helicóptero voar com apenas um.

Um piloto automático permite uma navegação precisa para locais remotos e para ajudar as buscas a pessoas desaparecidas e infratores.

O helicóptero também será equipado com o camera FLIR HD, farol de busca Nitesun, um guincho com capacidade para duas pessoas e equipamentos essenciais para o policiamento operacional.

“Estou orgulhoso de ver que o comissionamento do PolAir 4 vai colocar o NSWPF na vanguarda da aviação policiao”, declarou Andrew Scipione, Comissário da Polícia de NSW.

“Este é um dia emocionante para New South Wales. Este helicóptero tem capacidades avançadas, que vai ajudar em muito as operações do dia-a-dia da polícia”.

“O acesso aos avanços tecnológicos, tais como PolAir 4 e seus equipamentos, assegura que somos capazes de atender às necessidades das pessoas em todo estado de New South Wales,” disse Scipione.

Apenas alguns helicópteros deste modelo estão em uso em todo o país. O treinamento especializado dos pilotos foi realizado na fábrica da Eurocopter na Alemanha.

O helicóptero deverá estar totalmente operacional em poucos meses, após o treinamento final e a certificação de equipamentos, da tripulação e aeronaves estarem concluídas.

A unidade aérea da NSW Police Force iniciou suas operações primeira logo após a Segunda Guerra Mundial, com a compra de um avião excedente da guerra de cinco assentos – Avro Anson, com a implantação de voos em áreas distantes para investigar a criminalidade e proporcionar auxílio em desastres.

A unidade aérea foi criada em 1979 como a Air Wing Police com um helicóptero monomotor Bell Jet Ranger, que na época era considerado em estado de arte. Logo depois, houve a compra de mais dois helicópteros Jet Ranger, elevando a frota para três. Essas aeronaves permaneceram em uso até alguns anos atrás, tendo voado um total de 60.000 horas.

A transição para helicópteros Eurocopter Esquilo começou no início de 1990 com a compra de um helicóptero Esquilo bimotor. Esta aeronave foi perdida, infelizmente, logo depois, quando foi atingido por uma onda durante a execução de um resgate de um pescador em Avoca Beach.

Em 1990 a Polícia adquiriu um helicóptero monomotor e um helicóptero bimotor em preparação para o Jogos Olímpicos de Sydney 2000. Em 2007, mais dois helicópteros monomotores foram adquiridos.

Desde 2000, houve um aumento de 65% no número de horas voadas e a utilização de modernas tecnologias e técnicas melhoradas fizeram com que o número de apoios realizados aumentassem em 350% nesse período, o número de criminosos localizados pelas tripulações dos helicópteros aumentou 575%. Nos últimos anos, o helicóptero realiza patrulhas de rotina em Sydney, Wollongong e Newcastle, reduzindo drasticamente os tempos de resposta da polícia as chamadas de emergência.

A unidade emprega seus próprios técnicos de manutenção de aeronaves, permitindo a manutenção das aeronaves em tempo hábil, além do compromisso com as manutenções de rotina. Os técnicos também configuram a aeronave para atender às especificações da polícia.

Confira o vídeo:

O unidade aérea é uma parte integrante da Polícia de NSW, apoiando uma série de missões, incluindo busca e salvamento, apoio à investigação criminal, combate ao terrorismo, uma presença de grande visibilidade, além de prevenção e detecção de infrações.

Nos últimos anos, a unidade participou de operações que resultaram na apreensão de drogas e outros bens no valor de mais de US $ 100 milhões por ano.

A frota atual é composta por cinco helicópteros e uma aeronave de asa fixa, incluindo dois helicópteros monomotores Eurocopter Esquilo, um Esquilo bimotor, um bimotor Kawasaki BK117 (helicóptero de resgate), um bimotor Eurocopter EC135 e um avião monomotor Cessna 206 Stationair.


Fonte: NSW Police