Primeiras impressões da BRPAe Araçatuba/SP na imprensa
25 de maio de 2011 2min de leitura
25 de maio de 2011 2min de leitura
Em operação há pouco mais de uma semana em Araçatuba/SP, o helicóptero Águia da Polícia Militar foi o responsável pela detenção de pelo menos cinco pessoas no município. Segundo o tenente e um dos pilotos da aeronave, Gilberto Trivelato da Silva, o helicóptero entra em operação em até um minuto após ser acionado pelo comando da PM. “Essa é uma das vantagens da aeronave”, destacou o tenente durante entrevista na última sexta-feira (13/05/11).
Entregue no dia 5 pelo governador Geraldo Alckmin, o Águia 20, até quinta-feira (12), já tinha feito pouco mais de cinco horas de atividade preventiva nas cidades de Araçatuba, Birigui e Auriflama. No primeiro dia, foi o responsável pela prisão de três pessoas e apreensão de uma arma de fogo. Ainda durante os sete primeiros dias de operação, o helicóptero acompanhou também fuga de motoristas, com apoio de viaturas em terra e a abordagem de pessoas suspeitas.
“Obtivemos um retorno bastante satisfatório na primeira semana de operação do Águia, tivemos ainda resultados efetivos e positivos, pois além de tudo, aumenta a sensação de segurança da população”, disse o tenente.
Segundo ele, a aeronave ainda não está apta para transporte de pacientes, mas já pode auxiliar em salvamentos e resgates. “Por ora não haverá aeromédico no Águia 20, mas isso não quer dizer que não possa acontecer no futuro”, completou.
O tenente disse que toda a parte administrativa da aeronave é vinculada ao Comando de Policiamento do Interior 10 (CPI-10) e após ser acionado pela PM via rádio ou Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), em até um minuto o Águia já pode estar a caminho da ocorrência. “Nós monitoramos o rádio da PM e quando um policial solicita o apoio da aeronave, em questão de segundos nós já estaremos sobrevoando”, afirmou.
Ainda sobre a aeronave, o tenente informou que a capacidade de combustível é de 560 litros, com autonomia de 3,5 horas, a uma média de 200 quilômetros por hora. Para operar o Águia 20, existe uma equipe de mais de vinte pessoas, onde cinco delas são pilotos. Além de auxiliar no patrulhamento, o Águia 20 pode também fazer transporte de órgãos. “É uma ferramenta essencial da atividade da PM”, completou o tenente.
Fonte: O Liberal
Enviar comentário