O Delegado de Polícia, Leonardo Marincek Garrido da Nóbrega, da Secretaria de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Tocantins, obteve dia 19 de abril, no Estado do Ceará, a aprovação para a obtenção da habilitação de Piloto Comercial de Helicóptero na aeronave AS350B2 Esquilo, modelo semelhante ao utilizado na SSCJ-TO, um AS350B3.

Após o voo de “cheque” com um examinador de aviação civil credenciado pela ANAC foi considerado apto a licença pretendida. Oriundo de uma família de oficiais aviadores da FAB, o servidor iniciou sua atividade aérea através da CIOPAER-CE (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da SSPDS), que possui em sua estrutura uma Escola de Aviação homologada pela ANAC para os Cursos Práticos de Piloto Privado e Piloto Comercial de Helicópteros em aeronaves Esquilo, conforme publicação em Diário Oficial da União nº. 112 de 13 de junho de 2008.

Comandante Garrido (esq) ao lado do Ten Cel MONTEIRO, coordenador da CIOPAER-CE

O curso, sem ônus ao Governo do Tocantins, desenvolveu-se em duas etapas, um estágio administrativo de 6 meses em todas as seções da CIOPAER-CE, e na seqüência a atividade aérea com o início das instruções de voo focadas em operações de Segurança Pública que duraram exatamente 1 ano e totalizaram 205 horas e 660 pousos.

Por ser um órgão integrado de Segurança Pública, foi propiciado ao piloto-aluno a atuação na prática em atendimentos de ocorrências de natureza diversas, como: apoio às Polícias Civil e Militar em perseguições; buscas e cumprimento de mandados culminando, por diversas vezes, na prisão de criminosos, e missões típicas de bombeiro, no resgate e pronto-atendimento de vítimas de afogamentos no litoral, em acidentes automobilísticos, combate a incêndios e no patrulhamento aéreo na região metropolitana de Fortaleza e interior cearense.

Comandante Garrido durante o patrulhamento

Desde dezembro passado, quando teve a oportunidade de receber o helicóptero PR-SST na Helibrás, aeronave que hoje é operada pela CIOPAER/TO, o delegado Leonardo Garrido passou ser o único servidor tocantinense habilitado e operacional em aeronaves AS 350 B/B2/B3 Esquilo Eurocopter, além do R-22/44 Robinson.

Segundo ele “naquela época as instruções que havia recebido no Ceará fizeram toda diferença, pois nas 5 horas disponíveis de adaptação na fábrica consegui ser “checado” na máquina em questão, fato esse que em minha opinião materializou todo esforço do Ten Cel Monteiro, seus incansáveis instrutores e o efetivo da unidade aeropolicial Alencarina”.

Por ser possuidora de um corpo docente e de uma infra-estrutura de excelência, a CIOPAER/CE vem cumprindo o papel de destaque na integração, formação e qualificação contínua de pilotos de diversas Instituições de todo o Brasil, com a presença atual de pilotos-alunos dos Estados de Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Ao término de umas das missões que o Comandante Garrido participou.

Para Garrido, o fator preponderante do sucesso da CIOPAER/CE é a convivência harmoniosa dos policias militares, civis e bombeiros que trabalham de forma perfeitamente integrada, tanto nas funções administrativas como tripulando as aeronaves, culminando na otimização de recursos e padronização operacional.

Entende que seria natural a criação, na CIOPAER/CE, de um Centro de Instrução Nacional da Aviação de Segurança Pública com apoio do Governo Federal e demais Estados, para a formação e treinamento de seus pilotos e tripulantes operacionais dentro dos padrões de integração, disciplina, capacidade técnica e segurança, indispensáveis para o perfeito desenvolvimento de operações aéreas em todo o Brasil.

Sucesso ao Comandante Garrido!