CIOPAER/CE forma o 1º piloto comercial de helicóptero da SSJC/TO
26 de abril de 2011 3min de leitura
26 de abril de 2011 3min de leitura
O Delegado de Polícia, Leonardo Marincek Garrido da Nóbrega, da Secretaria de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Tocantins, obteve dia 19 de abril, no Estado do Ceará, a aprovação para a obtenção da habilitação de Piloto Comercial de Helicóptero na aeronave AS350B2 Esquilo, modelo semelhante ao utilizado na SSCJ-TO, um AS350B3.
Após o voo de “cheque” com um examinador de aviação civil credenciado pela ANAC foi considerado apto a licença pretendida. Oriundo de uma família de oficiais aviadores da FAB, o servidor iniciou sua atividade aérea através da CIOPAER-CE (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da SSPDS), que possui em sua estrutura uma Escola de Aviação homologada pela ANAC para os Cursos Práticos de Piloto Privado e Piloto Comercial de Helicópteros em aeronaves Esquilo, conforme publicação em Diário Oficial da União nº. 112 de 13 de junho de 2008.
O curso, sem ônus ao Governo do Tocantins, desenvolveu-se em duas etapas, um estágio administrativo de 6 meses em todas as seções da CIOPAER-CE, e na seqüência a atividade aérea com o início das instruções de voo focadas em operações de Segurança Pública que duraram exatamente 1 ano e totalizaram 205 horas e 660 pousos.
Por ser um órgão integrado de Segurança Pública, foi propiciado ao piloto-aluno a atuação na prática em atendimentos de ocorrências de natureza diversas, como: apoio às Polícias Civil e Militar em perseguições; buscas e cumprimento de mandados culminando, por diversas vezes, na prisão de criminosos, e missões típicas de bombeiro, no resgate e pronto-atendimento de vítimas de afogamentos no litoral, em acidentes automobilísticos, combate a incêndios e no patrulhamento aéreo na região metropolitana de Fortaleza e interior cearense.
Desde dezembro passado, quando teve a oportunidade de receber o helicóptero PR-SST na Helibrás, aeronave que hoje é operada pela CIOPAER/TO, o delegado Leonardo Garrido passou ser o único servidor tocantinense habilitado e operacional em aeronaves AS 350 B/B2/B3 Esquilo Eurocopter, além do R-22/44 Robinson.
Segundo ele “naquela época as instruções que havia recebido no Ceará fizeram toda diferença, pois nas 5 horas disponíveis de adaptação na fábrica consegui ser “checado” na máquina em questão, fato esse que em minha opinião materializou todo esforço do Ten Cel Monteiro, seus incansáveis instrutores e o efetivo da unidade aeropolicial Alencarina”.
Por ser possuidora de um corpo docente e de uma infra-estrutura de excelência, a CIOPAER/CE vem cumprindo o papel de destaque na integração, formação e qualificação contínua de pilotos de diversas Instituições de todo o Brasil, com a presença atual de pilotos-alunos dos Estados de Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Para Garrido, o fator preponderante do sucesso da CIOPAER/CE é a convivência harmoniosa dos policias militares, civis e bombeiros que trabalham de forma perfeitamente integrada, tanto nas funções administrativas como tripulando as aeronaves, culminando na otimização de recursos e padronização operacional.
Entende que seria natural a criação, na CIOPAER/CE, de um Centro de Instrução Nacional da Aviação de Segurança Pública com apoio do Governo Federal e demais Estados, para a formação e treinamento de seus pilotos e tripulantes operacionais dentro dos padrões de integração, disciplina, capacidade técnica e segurança, indispensáveis para o perfeito desenvolvimento de operações aéreas em todo o Brasil.
Sucesso ao Comandante Garrido!
Enviar comentário