AW119MK2-Koala entra em operação no Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina
10 de fevereiro de 2011 2min de leitura
10 de fevereiro de 2011 2min de leitura
Entrou em operação na última segunda-feira (07Fev2011) no Batalhão de Aviação da PMSC o helicóptero Agusta Westland AW119MK2 KOALA, também conhecido como AW119Ke (Koala enhanced).
A aeronave, conforme descrição da fabricante, é um helicóptero multiuso de alta performance, guarnecido com um motor turboeixo Pratt & Whitney PT6B-37A, rotor principal articulado de 4 pás e trem de pouso fixo. No pacote adquirido pela Polícia Militar de Santa Catarina, em parceria com a SENASP ainda estão incluídos Kit de duas macas homologadas, farol de busca spectrolab SX16, gancho de carga externa de 1400kg e guincho elétrico de 204kg. Ainda está previsto para o próximo semestre a instalação de um equipamento de termovisão, que agregará ainda mais tecnologia a aeronave.
A tecnologia integrada aos instrumentos e aos controles de voo também apresentam um diferencial da nova aeronave. Além do sistema eletrônico de controle do motor e do sistema integrado de monitoramento dos parâmetros o AW119Ke possui um sistema de estabilização de vôo e freios magnéticos que permite o vôo hands off, reduzindo a carga de trabalho do piloto até o local da ocorrência e no retorno. Equipa também esta aeronave o AWG (aural warning generator) que indica, de forma audível ao piloto, a pane em que pode vir a se encontrar e o sistema comprometido.
Batizado como Águia 02, o Koala da PMSC tem instalado um GARMIN GNS530 integrado com TAWS (Terrain Awareness and Warning System, Sistema de Percepção e Aviso de Terreno) e o Skywatch TAS (Traffic Advisory System, Sistema de Aviso de Tráfego).
Já no primeiro dia de operação o Águia 02 foi acionado para uma fuga em massa na penitenciária de Florianópolis, onde 79 presos emprenderam fuga em direção a uma comunidade vizinha, conhecida como Morro do Horácio e o helicóptero foi fundamental na recaptura de vários desses fugitivos.
Acumulando pouco mais que 15 horas de vôo em operação, o Águia 02 já mostrou um diferencial por sua velocidade no atendimento das ocorrências emergenciais de aproximadamente 140 kt e grande disponibilidade de potência de 1002 shp. Entre as ocorrências atendidas, além da recaptura dos presos no primeiro dia de operação, destaca-se o resgate de uma garota de 14 anos que foi atropelada na SC-403 e que graças ao pronto e rápido atendimento já está se recuperando e passa bem.
SUCESSO AO BAPM/SC !!!
Fonte e Fotos: BAPM/SC, especial para o site Piloto Policial.
Enviar comentário