Nacional 01 apoia operação na região serrana do Rio de Janeiro (confira as fotos)
19 de janeiro de 2011 2min de leitura
19 de janeiro de 2011 2min de leitura
O Nacional 01 da Força Nacional de Segurança Pública, tripulado pelo Ten Cel Rammon Dias, Cap Jomires, Sd Honey e Sd Seixas decolou de Brasília, Distrito Federal, dia 13 de Janeiro com destino ao Rio de Janeiro para integrar as equipes que prestam apoio humanitário aos moradores da região serrana do Rio de Janeiro.
O Nacional 01 está operando da cidade de Teresópolis desde o dia 14, onde estão também o Águia 07 e 10 do GRPAe da PMESP, o EC145 do GTA do Maranhão, o Falcão 03 do GRAer do Paraná e o helicóptero Bell Long Ranger do IBAMA.
São realizadas várias missões durante o dia e cada aeronave voa, em média, seis horas por dia, trasportando bombeiros aos locais destruídos, alimentos, vítimas desabrigadas, principalmente idosos, gestantes e crianças. O Nacional 01 já efetuou a retirada de dezenas de vítimas e alguns cadáveres.
As vítimas são transportadas ao 16º GBM de Teresópolis, onde foi montada estrutura de atendimento médico e de triagem.
No dia 17 de janeiro o Nacional 01 e o helicóptero do IBAMA realizaram o resgate de duas vítimas de acidente de trânsito na RJ-130, km 20. As vítimas foram levadas ao 16º GBM onde receberam atendimento da equipe médica de plantão.
O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Maria Filomena de Luca Miki, estiveram no Rio de Janeiro nesta terça-feira, 18 de Janeiro, e sobrevoaram os locais atingidos. A Secretária realizou os sobrevoos a bordo do Nacional 01.
A presença dessas autoridades é importante na medida em que podem avaliar a situação e mobilizar os meios necessários para que as pessoas sejam atendidas, além do planejamento para reconstrução da região.
A mobilização de aeronaves ocorreu sob a coordenação do CONAV e da SENASP, mostrando hoje o poder de mobilização de aeronaves para qualquer grande evento pelo Brasil afora, fato inédito feito pelo Governo federal.
Hoje as aeronaves mobilizadas ficam sob o controle operacional e logístico da Assessoria Especial de Aviação Policial, Grupamento Aéreo da Força Nacional, para a melhor utilização das aeronaves mobilizadas no teatro de operações. Existem ainda cerca de 05 aeronaves em condições de deslocamento assim que forem acionadas pelo CONAV.
Fonte: SENASP/AEAP.
Enviar comentário