GRAer/AM atua em rebeliões em cadeias públicas do Amazonas
16 de novembro de 2010 1min de leitura
16 de novembro de 2010 1min de leitura
Nesta semana ocorreram 02 rebeliões em cadeias públicas no Estado do Amazonas, uma no dia 10/11/2010 em Manaus, com a morte de 03 detentos, outra no dia 14/11/2010, na cadeia pública do município de Iranduba, a 20 KM de Manaus, ambas com o apoio do helicóptero Águia “01” da PMAM.
Na rebelião ocorrida no dia 14 houve o acionamento da aeronave por volta das 06:00h, pois como o único acesso à cadeia pública é por balsa, o apoio de solo iria demorar a chegar (40 min de translado na balsa).
Quando a aeronave chegou ao local deparou-se como uma situação crítica, pois já havia 03 mortos, sendo que um dos corpos estava sendo queimado dentro da cadeia pública.
A equipe do Águia “01” realizou alguns sobrevôos para reconhecer a área e atuar como disuador psicológico nas possíveis pretensões dos detentos em prosseguirem com algum tipo de fuga ou confronto.
Após a situação controlada a equipe pousou para aguardar as negociações e manter-se em prontidão para atuar se fosse preciso, inclusive no transporte de possíveis feridos.
Após as negociações e decidido pela transferência de 35 presos para a capital Manaus, o Águia “01” efetuou o acompanhamento da escolta destes detentos até o Instituto Penal Antonio Trindade em segurança.
Nestes eventos a aeronave teve uma função muito importante como disuador psicológico e pode ser empregada tanto para socorro de possíveis vítimas, como no transporte de efetivo para possíveis invasões por parte da tropa especial e ainda nos reconhecimentos aéreos da área.
Tripulação de Serviço:
Maj PMMT Henrique Santos
Cap PMAM Thiago Balbi;
Sub Ten PMCE Gredson;
Sd PMAM Rêgo, e
Sd PMDF Carla Junker.
Confira imagens da operação
Fonte: GRAer/AM.
Fotos: Divulgação.
Enviar comentário