Nesta semana ocorreram 02 rebeliões em cadeias públicas no Estado do Amazonas, uma no dia 10/11/2010 em Manaus, com a morte de 03 detentos, outra no dia 14/11/2010, na cadeia pública do município de Iranduba, a 20 KM de Manaus, ambas com o apoio do helicóptero Águia “01” da PMAM.

Na rebelião ocorrida no dia 14 houve o acionamento da aeronave por volta das 06:00h, pois como o único acesso à cadeia pública é por balsa, o apoio de solo iria demorar a chegar (40 min de translado na balsa).

Quando a aeronave chegou ao local deparou-se como uma situação crítica, pois já havia 03 mortos, sendo que um dos corpos estava sendo queimado dentro da cadeia pública.

A equipe do Águia “01” realizou alguns sobrevôos para reconhecer a área e atuar como disuador psicológico nas possíveis pretensões dos detentos em prosseguirem com algum tipo de fuga ou confronto.

Após a situação controlada a equipe pousou para aguardar as negociações e manter-se em prontidão para atuar se fosse preciso, inclusive no transporte de possíveis feridos.

Após as negociações e decidido pela transferência de 35 presos para a capital Manaus, o Águia “01” efetuou o acompanhamento da escolta destes detentos até o Instituto Penal Antonio Trindade em segurança.

Nestes eventos a aeronave teve uma função muito importante como disuador psicológico e pode ser empregada tanto para socorro de possíveis vítimas, como no transporte de efetivo para possíveis invasões por parte da tropa especial e ainda nos reconhecimentos aéreos da área.

Tripulação de Serviço:

Maj PMMT Henrique Santos
Cap PMAM Thiago Balbi;
Sub Ten PMCE Gredson;
Sd PMAM Rêgo, e
Sd PMDF Carla Junker.

Confira imagens da operação


Fonte: GRAer/AM.

Fotos: Divulgação.