Sergipe – Em um ano e cinco meses de operacionalização, o serviço Aeromédico do Governo do Estado chegou a 202 atendimentos prestados aos sergipanos, oferecendo uma assistência célere nas ocorrências de urgência e emergência no estado. A parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e o Grupamento Tático Aéreo (GTA) tem feito diferença na vida dos sergipanos que necessitam de um atendimento em tempo oportuno.

Cada um dos atendimentos realizados teve um impacto significativo na vida dos pacientes e de suas famílias. Como é o caso de Joetes Silva, que  precisou da eficiência do serviço após ter sofrido um acidente de moto, o que garantiu o aumento das chances de sobrevivência e recuperação. A irmã de Joetes, Lucilene Silva, conta um pouco sobre esse processo.

“Aconteceu tudo muito rápido, foi uma grande surpresa o helicóptero chegar para resgatar meu irmão. Quando essas coisas acontecem, a gente fica atordoada, não tem muito a noção, mas hoje eu sei o quanto foi necessário o resgate do GTA no local para socorrer meu irmão. Ele está vivo graças a rapidez e eficiência dos profissionais do Aeromédico. Sou muito grata e Joetes também”, ressaltou Lucilene.

Dentre as principais ocorrências atendidas pelo serviço desde sua implantação, foram registrados pacientes em risco iminente de morte com diversas patologias, como cardiovasculares, obstétricas, traumas, causas clínicas, remoções pediátricas e incidentes com múltiplas vítimas (IMV), como explicou o superintendente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa. “Contar com o serviço Aeromédico, principalmente na característica do nosso serviço, que abrange o estado inteiro, dá uma garantia maior de um atendimento mais célere, principalmente para as ocorrências que são tempo-dependentes. Ainda estamos no início de um processo que vai se consolidando com o passar dos anos, mas que desde a implantação vem se destacando no quesito de agilidade e qualidade da assistência aos sergipanos”, destacou o superintendente.

Serviço Aeromédico

Para atender as demandas do serviço Aeromédico, 29 profissionais, sendo 15 médicos e 14 enfermeiros emergencistas, estão habilitados. Em 16 de fevereiro de 2023, foi assinado o termo de cooperação nº 001/2023, entre as Secretarias de Estado da Saúde e Segurança Pública, para utilização conjunta da aeronave entre o Grupamento Tático Aéreo e o Samu 192 Sergipe. Com a iniciativa, Sergipe passou a configurar uma nova realidade na vida dos sergipanos no que diz respeito aos principais serviços de atendimentos móveis de urgência do país.

Segundo o médico do GTA do Samu 192 Sergipe, Rodrigo Santiago, o serviço Aeromédico está alcançando muitas vidas e continuará nessa missão. “Meu sonho sempre foi trabalhar com atendimento e sempre fui apaixonado pela parte de aviação. E, hoje, posso dizer que me sinto realizado de ser um médico e estar trabalhando no Aeromédico, que presta um atendimento rápido para população sergipana. Além disso, por englobar a área da Segurança Pública, há uma grande troca de informações e de experiências entre várias corporações, e isso só tem a acrescentar a nós que trabalhamos e para melhorar cada vez mais o serviço para a sociedade”, revelou Rodrigo.