Alunos do Curso de Drones da PMERJ visitam Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea no Rio
13 de setembro de 2024 1min de leitura
13 de setembro de 2024 1min de leitura
Rio de Janeiro – Uma comitiva de alunos do Curso de Operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro visitou, no dia 12/08, as instalações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Complexo Santos Dumont (RJ).
O curso visa capacitar os agentes do serviço reservado da Polícia Militar no uso de drones como ferramenta de apoio operacional, oferecendo conhecimentos técnicos e práticos para otimizar o policiamento preventivo, a vigilância e a resposta a situações de emergência.
Os alunos foram recebidos pelo Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, que apresentou o trabalho desenvolvido pela Unidade, bem como as ações de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no Brasil e as demandas operacionais que envolvem a Tomada de Decisão Colaborativa.
“Somos o elo de integração entre o usuário, os aeroportos, as empresas aéreas. As decisões são tomadas em conjunto, a fim de adotar ações com menor impacto possível para os passageiros”, pontuou.
Foram apresentados também os serviços prestados pelo CGNA, entre eles, o SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos), que permite uma série de facilidades aos seus usuários sobre o preenchimento dos planos de voo e o gerenciamento dos mesmos pelas autoridades responsáveis.
Em visita ao Salão Operacional, os alunos conheceram o monitoramento de aeronaves no espaço aéreo brasileiro e as medidas adotadas pela Organização, visando à segurança, fluidez e eficiência da navegação aérea.
Foi destacado também o trabalho de coordenação da distribuição, por meio de transporte aéreo, dos órgãos para transplante no Brasil. O CGNA conta com uma posição da Central Nacional de Transplantes em seu Salão Operacional, 24 horas por dia, para gerenciar a logística de distribuição.
Para o Instrutor do curso, Subtenente Julio Cesar dos Santos Santana, a visita é uma oportunidade de conhecer o ambiente operacional dos profissionais ligados à aviação. “O objetivo foi proporcionar aos alunos o entendimento de como funciona o gerenciamento da circulação aérea no Brasil. Esse conhecimento nos ajudará fazer um melhor planejamento dos voos de drones sem causar impacto ao tráfego aéreo”, destacou.
Enviar comentário