Leonardo: A necessidade de velocidade para missões aeromédicas
05 de julho de 2024 4min de leitura
05 de julho de 2024 4min de leitura
Projetado em torno de três pilares – tempo, acesso do paciente e disponibilidade – a Leonardo continua a apresentar evoluções em seu programa e personalização de aeronaves para serviços aeromédicos de emergência (EMS) nos Estados Unidos.
Com esses pilares em mente, a Leonardo impulsionou investimentos consistentes em melhorias do programa para expandir o próspero campo de EMS em todos os EUA, com suas aeronaves de ponta: a série AW109, AW169, AW139 e, em breve, o AW09.
A Leonardo possui a linha de produtos mais veloz do segmento de helicópteros, com todas suas aeronaves certificadas tendo uma VNE (velocidade nunca excedida) superior a 155 nós (287 quilômetros por hora). Esse fator é vital para fornecer o atendimento da vítima — do local da ocorrência até o hospital — em tempo recorde.
A Leonardo projeta cada modelo de helicóptero de modo a facilitar o acesso completo do paciente pela equipe médica. A empresa é o único fabricante que projeta plataformas monomotores e bimotores que permitem acesso total ao paciente sem saliências na cabine.
Seja o AW09, AW139 ou AW169, o design modular da Leonardo permite uma reconfiguração simples com base no tipo de missão à qual os clientes necessitam.
Por exemplo, a funcionalidade AW169 do Condado de Travis (EUA) pode ser usada para missões de busca e resgate (SAR). No entanto, a equipe médica pode reconfigurar rapidamente a mesma aeronave para garantir máxima flexibilidade e eficiência no transporte por oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO).
Os operadores aeromédicos precisam estar prontos a qualquer momento e, nos últimos 10 anos, a Leonardo tem trabalhado para garantir que sua rede de suporte nos Estados Unidos, incluindo peças, treinamento, centro de serviços e reparo de lâminas, esteja convenientemente localizada perto de seus clientes. Isso permite um retorno rápido à operação quando ocorre um problema de manutenção.
AW09
O AW09, em desenvolvimento, é um helicóptero monomotor exclusivo com cabine comparável apenas as aeronaves bimotoras, permitindo ao operador manter suas operações de baixo custo. Uma cabine similar a um helicóptero bimotor permitirá que eles sejam muito mais capazes do ponto de vista do transporte de pacientes , sendo a única aeronave monomotora que permite acesso total ao paciente.
Além disso, o AW09 fornece aos operadores um recurso versátil e confiável, pronto para enfrentar uma série de missões aeromédicas primárias e secundárias, sendo que suas dimensões e características permitem operações em superfícies despreparadas e zonas de pouso restritas.
Série AW109 (Trekker e GrandNew)
Com uma velocidade de cruzeiro recomendada de 155 kts (187 km/h), a maior velocidade da categoria, o AW109 permite o transporte rápido do paciente desde o local do incidente ou hospital até o local de destino. A aeronave inclui um pacote de aviônicos de última geração como padrão de fábrica, estando equipada com visão sintética, sistema de prevenção de tráfego (TCAS) e sistema de alerta e reconhecimento de terreno para helicópteros (HTAWS).
AW169
O AW169 permanece fiel ao seu compromisso de atender aos requisitos mais rigorosos – hoje e no futuro. Ele continua a fornecer todos os novos recursos para operadores que buscam uma combinação ideal de custo de helicóptero leve com desempenho de categoria superior, carga útil e espaço de cabine, combinados com serviços de suporte e treinamento abrangentes e crescentes.
Os pacotes de aumento de desempenho, certificados no final de 2021, proporcionam um desempenho extraordinário em todas as condições e para todas as missões. Isso faz do AW169 o helicóptero com a melhor relação potência/peso em sua classe, além de oferecer tecnologias de ponta, como modo de unidade de potência auxiliar (APU), conjunto de aviônicos avançados, caixa de transmissão run-dry, modos SAR avançados e sistema de monitoramento de estado e uso (HUMS).
O AW169 oferece arquitetura de cabine aberta, acomodando muitos designs de interiores aeromédicos com acesso de corpo inteiro ao paciente, seja posicionado longitudinal ou lateralmente. A aeronave também está disponível com todas as três opções de trem de pouso (trem de pouso fixo, retrátil e esquis) – uma opção única no mercado. A Leonardo também está trabalhando para certificar um aumento de peso máximo de decolagem (MGW) de até 4.626 kg para a variante com esquis.
AW139
O AW139 é o helicóptero referência em termos de flexibilidade multifuncional, configuração e capacidades de desempenho. Esta aeronave pode operar bambi-buckets ou tanques sob a barriga para missões de combate a incêndio e, ao mesmo tempo, transportar até 15 passageiros. Seu guincho elétrico é compatível com a configuração de combate a incêndio, permitindo capacidade simultânea de resgate em voo.
Muitos operadores em todo o mundo estão operando com sucesso o AW139 para operações de combate a incêndio e resgate, como o Corpo de Bombeiros de Los Angeles, o Corpo de Bombeiros de Miami-Dade, os Bombeiros Italianos, operadores na Coreia do Sul e Japão, entre outros.
Para operações aeromédicas e de resgate, a velocidade de resposta é crítica. A capacidade de reagir, localizar e responder a uma emergência com os recursos adequados pode ser a diferença entre a vida e a morte. A Leonardo continua a enfrentar esse desafio, fornecendo aeronaves capazes e sustentáveis para seus clientes.
Enviar comentário