GTA/AP divulga balanço com mais de 130 operações realizadas no 1º trimestre de 2024, no Amapá
17 de abril de 2024 2min de leitura
17 de abril de 2024 2min de leitura
Amapá – O Governo do Amapá divulgou no início de abril, o balanço das ações realizadas pelo Grupo Tático Aéreo (GTA) nos primeiros três meses de 2024. O levantamento aponta para mais de 130 operações no período, sendo 50 de salvamento, a principal atividade de janeiro a março.
As atividades contaram, ainda, com 23 operações aéreas policiais, 46 operações terrestres e 16 transportes de pessoas e equipamentos. Cerca de cinco pessoas foram presas pelas equipes, no período.
O GTA é integrado ao sistema operacional de ação imediata da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e tem como principal objetivo realizar operações de segurança e atendimentos de resgate.
O balanço ainda aponta para a apreensão de drogas, armas, munições e celulares. Confira:
Os números do primeiro trimestre deste ano mostram que a equipe desempenha um importante papel para garantir a segurança da população amapaense, inclusive atuando, principalmente, em comunidades distantes da região metropolitana de Macapá.
“Este balanço mostra a importância que o grupamento tem para a sociedade, por isso, vamos continuar empenhados em garantir a proteção e segurança da população. Estamos sempre buscando aprimorar as nossas técnicas e equipamentos para enfrentar os desafios emergentes e garantir um ambiente seguro para todos”, destacou o coordenador do GTA, tenente-coronel Eder Prado.
Para fortalecer o trabalho da equipe, o Governo do Amapá reativará, ainda em abril, a aeronave Gavião 03, tipo C208 Caravan, que tem capacidade para comportar 2 pilotos, 9 passageiros e 1,5 tonelada de carga.
GTA
O Grupo Tático Aéreo foi criado em 30 de junho de 2006. O helicóptero Gavião Uno, ou Gavião 01, foi adquirido em 2015 e se tornou ferramenta indispensável na Segurança Pública do Estado.
Em 2019, as operações aéreas ganharam outros reforços, com uma aeronave de asa fixa, que foi batizada com o nome Gavião 02 e um caminhão tanque, que comporta até 4 mil litros de combustível. Em solo, a unidade passou a contar com dois veículos operacionais.
Atualmente, o GTA é formado pela força conjunta de 40 integrantes da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Polícia Civil (PC). Juntos, as equipes compõem a Coordenadoria de Operações Aéreas (Copaer).
Enviar comentário