Centro Integrado de Operações Aéreas completa 13 anos de atuação no Tocantins
01 de fevereiro de 2024 2min de leitura
01 de fevereiro de 2024 2min de leitura
Tocantins – O Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER/TO), órgão ligado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), completou, neste mês de janeiro, sete anos de efetivo serviço em favor da segurança dos cidadãos tocantinenses e proteção dos recursos naturais do Estado.
Em dezembro de 2010, chegava ao aeroporto de Palmas o Pássaro de Aço do Estado do Tocantins, um helicóptero moderno, versátil e ágil, modelo Esquilo B3+, visando dar apoio aéreo aos órgãos de segurança pública.
Em 20 de janeiro do ano seguinte, por meio da Medida Provisória 06/2011, nascia o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) do Estado do Tocantins.
O seleto grupo de valorosos profissionais, que possui em seu DNA o desafio da integração, ampliou seu espectro de atuação, sendo o apoio aéreo nas ações de Segurança Pública, de Defesa Civil e a todos os outros órgãos de proteção à vida.
A integração das forças de segurança sempre foi a tônica entre seus membros, sendo a única unidade operacional que congrega servidores da PC, PM e BM.
Muitas conquistas foram alcançadas, como a declaração de 07 comandantes, formação de mecânicos, a obtenção de um Caminhão Tanque Abastecedor, a realização do I COA em 2019 e a inauguração da base administrativa.
A chegada do 2° vetor aéreo em 2023, um R-66, matrícula PR-EDC, ampliou o leque de atuação do Centro.
Nesses 13 anos, mais de 3.500 horas foram voadas em prol da sociedade tocantinense e brasileira, sem a ocorrência de acidentes ou incidentes aeronáuticos.
Nesses 13 anos de operação, mais de 3.500 horas foram voadas em prol da sociedade tocantinense e o Ciopaer nunca registrou um acidente ou incidente aeronáutico devido ao excelente treinamento de alto nível dos integrantes do Centro. Os membros seguem rígidas doutrinas aéreas que buscam prevenir e evitar os erros e falhas que poderiam levar a um acidente.
Em mensagem, os integrantes do Ciopaer demonstram gratidão ao apoio recebido. “Nestes 13 anos queremos agradecer aos inúmeros profissionais que contribuíram com o Ciopaer e as diversas demonstrações de apreço, apoio e, por vezes, carinho dos nossos seguidores e amigos, o que nos fortalece e estimula a continuar. Agradecemos aos nossos familiares que sempre estão ombreados e entendem nosso sacerdócio”, concluíram.
Enviar comentário