São Paulo – Piloto perdeu o controle durante manobra em curva. Técnicas de rapel foram utilizadas para chegar à vítima devido ao difícil acesso ao local. O piloto de parapente que caiu durante salto em São Pedro (SP) na tarde desta quinta-feira 02/11 teve alta do hospital para onde foi levado, ter sido resgatado com diversas fraturas nesta sexta-feira 03/11 e já está em casa, afirmaram familiares da vítima.

helicoptero-aguia-realiza-resgate-apos-acidente-com-parapente

Helicóptero Águia realiza resgate após acidente com parapente — Foto: Gabriela Ferraz/ EPTV

Um vídeo feito por uma pessoa que estava no local mostra o momento em que um parapente caiu, em São Pedro (SP), no início da tarde desta quinta-feira 02/03 – assista ao vídeo acima. O resgate da vítima ocorreu em uma operação com auxílio de dois helicópteros da Polícia Militar (PM).

Pelas imagens, é possível ver que o parapente cai girando em círculos. Uma pessoa chega a correr em direção a ele, mas não há tempo hábil. A vítima caiu em uma área de difícil acesso, na serra do Itaqueri, área popular para a prática deste tipo de esporte.

Foi apurado no local que o piloto é experiente, tem habilitação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas que, durante manobra de curva, perdeu o controle e o equipamento fechou.

O resgate mobilizou dois helicópteros da Polícia Militar e uso de técnicas de rapel.

Vítima em maca durante resgate na serra de São Pedro — Foto: Gabriela Ferraz/ EPTV

Vítima em maca durante resgate na serra de São Pedro — Foto: Gabriela Ferraz/ EPTV

“Como a vítima está em local de difícil acesso, a gente teve que dividir a operação em duas etapas.

A primeira é a retirada da vítima do local, o que está sendo feito pela aeronave de Piracicaba. E, posteriormente, a aeronave de resgate de Campinas vai prestar o atendimento médico-hospitalar para ela e levá-la para o hospital de referência”, explicou o capitão Aiello, da Polícia Militar.

O motivo do uso de duas aeronaves é que a de Piracicaba não é estruturado para transporte aeromédico.

O capitão acrescentou que o resgate envolveu a descida dois tripulantes por rapel da aeronave.

“Eles vão estabilizar a vítima, fazer a retirada dela para um local seguro em solo e aí o médico e o enfermeiro da aeronave de Campinas vai prestar atendimento médico para ela”, completou.

Aiello detalhou que, apesar das fraturas, a vítima foi resgatada consciente e orientada. Ele foi levado ao Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.