Brasília – O Ibama promoveu o I Encontro Nacional de Instrutores de Pilotagem Remota de Órgãos Públicos. O evento ocorreu entre os dias 3 e 5 de outubro, por meio da Coordenação de Operações Aéreas (Coaer).

16ed3ddc-ab26-4c03-b362-e7e904ef182f

Participaram desta primeira edição 67 servidores públicos de carreira das esferas federal, estadual e municipal, representando 28 instituições. Dentre elas, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ministérios públicos, a Receita Federal, a Polícia Federal, polícias militares, polícias civis e corpos de bombeiros.

Os participantes ministraram palestras ao longo dos três dias de evento, estimulando a troca de experiências com relação às atividades instrucionais conduzidas em suas instituições. As discussões também estimularam os participantes a pensarem em padrões mínimos para formação de pilotos remotos de órgãos públicos.

Opera Instantâneo_2023-10-17_173521_www.gov.br

Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi responsável pela exposição de abertura e fechamento do evento, apresentando atualizações importantes da legislação vigente acerca do tema e proporcionando o diálogo com os operadores públicos.

A realização do evento foi imprescindível para a reestruturação do Curso de Formação de Pilotos Remotos do Ibama. Atualmente, o treinamento acumula mais de 200 pilotos remotos formados e é reconhecido pela sua excelência na implementação do uso da tecnologia de aeronaves remotamente pilotadas.