Distrito Federal – Policiais militares do Batalhão de Aviação Operacional (BAVOP) da Polícia Militar do Distrito Federal é destaque na corporação em razão dos relevantes serviços prestados no desempenho da atividade policial durante os resgates de indígenas na Ilha do Bananal em Tocantins.

a536c42682d8422f87c9e135f7b9ef4b

A missão foi realizada pelo comandante da aeronave, major Pereira Silva, o copiloto de serviço, capitão Louzeiro, o mecânico sargento Wooley e os tripulantes, sargento Sérgio e cabo Guerra. O grupo atua em multi-missões, preparada tanto para resgate em áreas remotas como operações policiais de alta complexidade.

Durante a ação humanitária que ocorreu no dia 25 de março de 2023, os policiais realizaram o transporte de suprimentos e medicamentos. Na ocasião foram resgatados 13 indígenas Javaé da Aldeia Wajukabu, sendo cinco crianças e oito adultos, que estavam isolados na Ilha do Bananal, devido às fortes chuvas na região da Lagoa da Confusão. Todos foram conduzidos para uma área segura, previamente definida pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e pelo Governo do Tocantins.

A solicitação de apoio veio do governo do estado, ao GDF, e da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), uma vez que a aeronave local estava em manutenção. Os policiais concluíram o resgate no domingo (26) e retornaram para o Distrito Federal.

Segundo o mecânico da aeronave, sargento Wooley, os resultados da operação foram bem satisfatórios, pois a Unidade está sempre em condições e disposta a prestar esse tipo de atendimento. “Para nós é um orgulho muito grande atender a sociedade do Distrito Federal e poder ajudar os demais estados quando somos acionados, afinal o lema do nosso grupo é GUERREIROS SEM FACE, HERÓIS ANÔNIMOS!”, disse o sargento Wooley.

45fe55900593460da6ff29e5afc57e65

Histórico BAVOP

O Batalhão de Aviação Operacional foi fundado em 25 de abril de 1997, através do decreto n.º 18.204, apesar de a PMDF ter recebido sua primeira aeronave em 18 de setembro de 1996, o Fênix 1. Atualmente, o Bavop conta com seis aeronaves que garantem a segurança do Distrito Federal pelo ar.

Ao longo dos anos, o Batalhão de Aviação Operacional, BAVOP, tem realizado grandes missões como escolta de autoridades, passagem da Chama Olímpica, desocupação de hotéis e tantas outras, além do apoio logístico e aéreo em ocorrências terrestres. Além de segurança e treinamento que refletem voos incólumes de incidências e acidentes nas atividades diárias.

A equipe do BAVOP é composta por pilotos, copilotos, tripulantes e mecânicos. Para ser integrante do BAVOP, o policial militar deve fazer um dos cursos que habilitam para as atividades na unidade, como o de apoio solo que oferece toda base em terra, o curso de tripulante operacional que habilita a equipe embarcada que vai fazer todo o policiamento aéreo, o curso de piloto e copiloto ou o curso de técnico de mecânico e de manutenção de aeronaves.