A Leonardo e a Guardia di Finanza (Força Policial da Itália) anunciaram a entrega do primeiro helicóptero bimotor intermediário leve AW169M da operadora em uma configuração especial com trem de pouso com esquis.

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A entrega foi realizada na linha de montagem da Leonardo em Vergiate (Varese) durante uma cerimônia oficial na presença de representantes do cliente e da empresa.

A aeronave fará parte de uma frota AW169M de 24 unidades, incluindo seis com trem de pouso fixo e dezoito com trem de pouso skid.

Espera-se que todas as aeronaves sejam entregues até 2024, complementando uma frota de 20 helicópteros bimotores intermediários AW139.

Os AW169Ms são usados para várias tarefas, incluindo: polícia/patrulha marítima, segurança alfandegária nacional, aplicação da lei, resgate e outras funções de segurança.

A Guardia di Finanza recebeu pela primeira vez o AW169M com certificação militar no final de 2019, aprimorando seus planos de modernização de frota.

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A aeronave da Guardia di Finanza apresenta uma configuração dedicada, incluindo: um guindaste de resgate, um sistema de flutuação de emergência e botes salva-vidas, TCAS II (Traffic Collision Avoidance System), um cockpit compatível com NVG (Night Vision Goggle), HTAWS (Helicopter Terrain Awareness Warning System), um sistema de comunicação avançado, avançado HUMS (Sistema de Monitoramento de Uso de Saúde), um holofote, um detector de gelo, SATCOM, detector de telefone celular e sistema de detecção e reconhecimento hiperespectral.

Os helicópteros também são equipados com uma variedade de sistemas Leonardo, como um sistema RW ATOS (Airborne Tactical Observation and Surveillance) com um console de operador avançado, radar Gabbiano, LEOSS (Long Range Electro-Optical Surveillance System), transponder M428 IFF, OPLS (Obstacle Proximity Lidar System), sistemas de rádio V/UHF, painéis de cockpit e iluminação.

A entrega mais recente apresenta modos IFR exclusivos, piloto único, busca avançada e resgate (SAR) com padrões de pesquisa FMS (Flight Management System) dedicados, permitindo que a aeronave voe automaticamente ao longo de um caminho de busca predefinido, o que reduz a carga de trabalho do piloto na fase de busca de um missão SAR. O AW169 é o único helicóptero em sua categoria de peso que possui Modos SAR Avançados.

O AW169M da Guarda di Finanza. (Foto: Oscar Bernardi)

O AW169M da Guarda di Finanza. (Foto: Oscar Bernardi)