Pará – Kleber do Carmo Barbosa, 34 anos, policial militar, é o mais novo comandante da aeronave Caravan da frota do Grupamento Aéreo do Pará.

Com aproximadamente 950 horas de voo, o piloto no dia de hoje, realizou o “voo solo” na aeronave modelo Caravan, procedimento de caráter final e eliminatório do Plano de Ascensão a Comando de Aeronave do GRAESP, onde o aviador deve obrigatoriamente pilotar sozinho uma aeronave de um ponto a outro, e ao final retornar ao hangar da sua Unidade Aérea, finalizando a última etapa dos 6 longos meses treinamento.

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Voando desde 2019 no GRAESP, o piloto é oriundo de um termo de cooperação entre os estados do Pará e Amazonas onde está previsto diversos benefícios, incluindo a troca de servidores a fim de adquirir experiência na função de piloto de aeronaves.

PLANO DE ASCENÇÃO

Na aviação de segurança pública, a cabine de uma aeronave é composta pelo Comandante da Aeronave (Piloto em Comando) e o Segundo em Comando (copiloto).

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O piloto recém-formado assume a cadeira de copiloto, e conforme a sua desenvoltura e preenchimento de requisitos técnicos como aprovação em provas teóricas e práticas, horas de voo e proficiência, é indicado pelo Conselho de Voo da Unidade Aérea a ingressar no Plano de Ascenção a Comando de Aeronave previsto no Programa de Treinamento Operacional do GRAESP.

O Comandante é a autoridade máxima dentro de sua aeronave, cabe a ele executar os comandos da aeronave, zelar pela segurança do voo, de seus tripulantes, passageiros e bagagens a bordo. Exercendo tal responsabilidade, possui a incumbência de cumprir fielmente as legislações aeronáuticas vigentes.

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