Santa Catarina – No dia 26/08, uma situação inusitada chamou atenção dos profissionais que tripulam o Helicóptero Águia, da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC). Um homem com visíveis sinais de embriaguez tentou subir no helicóptero que iniciava um voo se agarrando na cauda.

foto: Reprodução/Redes Sociais

foto: Reprodução/Redes Sociais

A aeronave estava à disposição da Operação Presença, na Praça Central Lauro Loyola, em Barra Velha. Assim que deu início ao procedimento de decolagem, a equipe viu o cidadão pendurado.

Assim que foi informado sobre a situação, o comandante do helicóptero realizou uma rápida decolagem e guinada para se afastar do homem e evitar uma colisão com o rotor de cauda, seguido do desembarque da tripulação para realizar a contenção do mesmo.

No ato de contenção o homem sofreu um pequeno ferimento na cabeça, atendido pela Guarnição de Operações Aéreas no próprio local e por uma equipe dos Bombeiros Militares que foi acionada em apoio.

Ainda assim, foi chamada uma guarnição da Polícia Militar para registrar a ocorrência e garantir a segurança dos cidadãos que ali estavam. A tripulação, aeronave e demais pessoas que frequentavam o local saíram ilesas.

O homem foi atendido e apresentava um hálito com teor etílico, além de estar com uma garrafa contendo bebida alcoólica. Algumas testemunhas informaram ainda que o mesmo cidadão colocou-se à frente de um veículo dias antes.

Em um vídeo gravado por morador que acompanhava a operação, é possível ver que o homem em questão está sentado em um banco na praça. Assim que o helicóptero inicia o voo, ele se levanta e tenta se agarrar na cauda.

Logo, os policiais nas portas da aeronave pulam no solo para conter a tentativa. A pessoa que estava gravando deixa de focar no helicóptero devido o susto da situação.

Ele recebeu os primeiros socorros no local sendo detido. Uma viatura da PM conduziu o homem à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.