Paraná – O Centro Integrado de Operações Aéreas realizou,na tarde de 30/07, transporte aeromédico de um paciente de Sinop para Cuiabá. O homem estava com passagem marcada em voo comercial para realização de um transplante de órgão em Curitiba, no Paraná, mas acabou sendo cancelado o primeiro voo de conexão.

Morador-de-Sinop-levado-pelo-Ciopaer-para-transplante-julho-2022-ass-990x518

O primeiro trecho de Sinop para Cuiabá foi cancelado e a aeronave do segundo trecho estava com saída marcada para as 18 horas de Cuiabá para Guarulhos (SP).

Diante da situação, o CIOPAER, que realizava uma missão na cidade de Campo Novo de Parecis, foi acionado secretaria estadual de Saúde para dar apoio no transporte e, após as autorizações devidas, foi até o aeroporto presidente Figueiredo, em Sinop, e realizou translado do paciente e sua acompanhante, até Cuiabá, para conseguirem chegar a tempo em Cuiabá para as demais conexões do voo.

O hospital em Curitiba (PR) que recebeu rim compatível comunicou o sinopense para fosse com urgência, a secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, através da central estadual de transplantes, emitiu a passagem aérea para o paciente ir até a Cuiabá onde seguiria em outro voo. Devido ao cancelamento do voo da companhia aérea, a secretaria de Saúde pediu apoio do CIOPAER e, em menos de uma hora, a aeronave comadandada pelo major PM José e tenente Vicente Braz, chegou em Sinop e levaram o paciente a Cuiabá.