DECEA lança nova versão do sistema SARPAS
04 de agosto de 2022 3min de leitura
A partir do dia 20/07, os usuários de aeronaves não tripuladas poderão solicitar acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro através da nova versão do Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas, o SARPAS NG, um produto desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão subordinado à Força Aérea Brasileira (FAB).
A atual versão continuará funcionando normalmente até 19 de agosto. Em seguida, apenas usuários já cadastrados poderão continuar acessando esta versão, que será encerrada de maneira definitiva em 17 de novembro. Com a desativação, o acesso ao histórico de voos ficará disponível via SARPAS NG.
O novo produto foi elaborado a partir de uma reformulação na tecnologia e arquitetura do sistema, para viabilizar a criação de um ecossistema a partir da integração automática de terceiros. Com esta evolução, o SARPAS NG trabalha em conjunto com o Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), possibilitando a inclusão dos dados de ambos os sistemas de forma automática.
As mudanças do novo sistema já começam no acesso com a viabilidade do uso de login e senha únicos do Governo Federal. Ao acessar a página do SARPAS, o usuário será direcionado para realizar a identificação com a conta gov.br. Outro destaque é a integração ao Airspace System Analysis (ASA), um produto digital desenvolvido pelo DECEA, que utiliza o motor de análise desse sistema para tratar as solicitações recebidas.
“Esta integração permitiu o desenvolvimento de um novo SARPAS com ferramentas mais avançadas para viabilizar a solicitação de acesso ao espaço aéreo. A nova versão também conta com um mapa mais informativo e com diversos recursos para o usuário, como a localização baseada no navegador, a ferramenta de medição à distância, o aperfeiçoamento da ferramenta de desenho da área – que possibilita o contorno exato da área de voo através de polígonos e contribui para a otimização do espaço aéreo – dentre outras”.
explica o Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares.
Desde 2016, ano de lançamento do SARPAS, a demanda de solicitações de voo é crescente. Atualmente, o sistema possui 90 mil usuários cadastrados e registrou um aumento de 40% no último comparativo anual referente aos anos de 2020 (172.230 solicitações) e 2021 (243.961 solicitações). Com isso, o DECEA observou a necessidade de aprimorar o sistema e de entregar um produto mais moderno, que atenda a demanda de forma mais prática.
“A praticidade do SARPAS NG, certamente, irá gerar um novo crescimento no número de cadastros no sistema pelo terceiro ano seguido. E o DECEA, segue acompanhando a evolução do setor para proporcionar a todos os usuários um serviço de qualidade”.
afirma o Oficial-General
O DECEA participou ativamente da abertura do DroneShow, maior evento de drones, geotecnologias e espaço da América Latina, realizado de 17 a 19 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
Um encontro inédito com representantes dos quatro órgãos reguladores do setor de drones no Brasil marcou o primeiro dia do evento. Em pauta, os destaques do momento atual e os desafios para o crescimento seguro e economicamente sustentável do setor de drones no Brasil.
O bate-papo foi mediado pelo fundador e CEO da MundoGEO, Emerson Granemann e contou com a participação do Chefe da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada do DECEA, Major Aviador Andrei Oliveira da Silva; o Gerente da Seção de Geoinformação, Meteorologia e Aerolevantamento (SEGMA) do Ministério da Defesa, Capitão de Mar e Guerra Mario Orlando de Carvalho Junior; o Engenheiro Agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Lucas de Souza; e o Superintendente de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Roberto José Silveira Honorato.
Enviar comentário