MAJ QOPM Deroci Barbosa Ximendes Júnior
POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL
Artigo apresentado como trabalho de conclusão de Curso de Altos Estudos para Oficiais

Diuturnamente, os helicópteros da Polícia Militar são acionados para prestarem apoio nas mais diversas operações policiais no Distrito Federal.

Entre as mais complexas e de maior risco, estão as missões de busca a criminosos homiziados, geralmente em locais ermos e cobertos por vegetação, dificultando o trabalho de varredura realizado pelas tripulações das aeronaves.

instrutor-de-voo

As operações de busca a criminosos homiziados em locais ermos, sem emprego de tecnologia embarcada, especialmente no período noturno, demandam maior tempo de sobrevoo na área de busca e, ainda, maior tempo de emprego de viaturas para manter o cerco no local, o que representa elevado custo operacional para a Polícia Militar.

Sendo a ocorrência em um local sem qualquer luminosidade, como nas áreas limítrofes o Distrito Federal, sem referências visuais com o solo durante o sobrevoo, a aeronave estará, por força de regulamentação de tráfego aéreo, impedida de se deslocar ao local da ocorrência.

Desta forma, a modernização das aeronaves da Polícia Militar, agregando equipamentos de Visão Noturna, bem como Imageadores Térmicos de última geração, com softwares adequados, permitiriam que as aeronaves pudessem se deslocar a qualquer ponto do Distrito Federal, iluminado ou não, e, ainda, permitir que uma varredura da área de busca fosse realizada com menor tempo e melhor qualidade, o que diminuiria o período de permanência no local da ocorrência, tanto para a aeronave quanto para as viaturas em solo, aumentando a segurança, a eficiência e a efetividade do emprego dos meios da Corporação.

Acesse o artigo na íntegra:

Modernização de Aeronaves como fator de aumento da efetividade das Operações da Policia Militar do Distrito Federal

Artigo de autoria do MAJ QOPM Deroci Barbosa Ximendes Júnior, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso de Altos Estudos para Oficiais, do Instituto Superior de Ciências Policiais, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão Estratégica em Segurança Pública, e tendo como orientador CEL QOPM Flávio Luiz Andrade da Silva.