Foi iniciado em 04 de outubro de 2010 intercâmbio profissional entre o GRPAe da Polícia Militar de São Paulo e o GAvOp (Grupamento de Aviação Operacional) do CBM do Distrito Federal, autorizado pelos respectivos Comandos das Organizações, denominada Cooperação Técnica.

3º Sgt Paulo Fernando, 2º Sgt PM Marcondes, 1º Sgt Haudson e Cb PM Maximiano e o novo EC135 adquirido pela Sec. Trans.

Essa Cooperação Técnica se efetivará através da visita intercalada de Tripulantes Operacionais e Enfermeiros de Bordo, com foco prioritário para as doutrinas operacionais, procedimentos operacionais padrão (POP), equipamentos e técnicas operacionais e fraseologias utilizadas nas missões de resgate aeromédico e salvamento.

Essa iniciativa é muito importante para as organizações envolvidas, pois passam a se conhecer melhor, a verificar formas diferentes de procedimentos e, principalmente, possibilita discussões técnicas visando estabelecer as melhores práticas, que, com certeza, proporcionam a realização das missões de forma mais eficiente e segura.

Assim, no momento o GRPAe está desenvolvendo o intercâmbio recepcionando os 1º Sgt Haudson e 3º Sgt Paulo Fernando, que finalizarão o período de 20 dias em São Paulo em 22 de outubro, quando tiveram a oportunidade de acompanhar as operações policiais e de resgate aeromédico desenvolvidas na Capital e na Base de Radiopatrulha Aérea de Campinas, primeira Base destacada a desenvolver o serviço de resgate aeromédico em SP, além de visitar os Centros de Operação da Polícia Militar (COPOM) e do Corpo de Bombeiros (COBOM) em São Paulo, bem como de acompanhar um treinamento operacional para vivenciarem as técnicas, fraseologia e equipamentos operacionais utilizados em missões de salvamento do GRPAe.

Em contrapartida, o GAvOp/CBMDF receberá três policias militares do GRPAe, dois Tripulantes Operacionais e um Enfermeiro de Bordo, 2º Sgt PM Marcondes, Cb PM Albuquerque, e Cb PM Maximiano, respectivamente, em data a ser definida no mês de novembro, para que da mesma forma possam acompanhar as missões de salvamento e resgate aeromédico desenvolvidas naquela unidade aérea.

Muito embora não haja vínculo com a Cooperação Técnica firmada entre as Unidades, o GRPAe recebeu um EC-135, PR-GSP, em 18 de outubro de 2010. É importante que se esclareça que a operação do EC-135 é decorrente de um Convênio com a Secretaria dos Transportes, adquirida por meio de licitação internacional e para uso do Governo do Estado. A operação por parte do GRPAe é decorrente de convênio entre a Secretaria dos Transportes e a Secretaria de Segurança Pública, de forma a reduzir os custos de sua operação.

Ações como essas são muito importantes, valorosas, cujos benefícios são incomensuráveis e devem ser fomentadas e desenvolvidas por todos, pois disso depende o crescimento da Aviação de Segurança Pública no Brasil.

Confira também a notícia publicada no Blog Resgate Aéreo.

Confira as Fotos dos EC135 e dos Tripulantes na Cooperação Técnica.


Fonte e fotos: Divulgação GRPAe da PMESP.