Helicóptero aeromédico colide com passáro na Inglaterra
28 de setembro de 2021 1min de leitura
28 de setembro de 2021 1min de leitura
Um helicóptero aeromédico colidiu com um pássaro no para-brisa esquerdo ao retornar de uma missão no Reino Unido, atingindo o tripulante em seu capacete.
O tripulante e o piloto saíram ilesos. Os detritos do pára-brisa também entraram no disco do rotor principal, fazendo um orifício na borda de fuga de uma das pás do rotor.
O pára-brisa do AgustaWestland AW109 não foi projetado para resistir a colisões de pássaros e os requisitos de certificação de projeto não exigem isso.
O helicóptero estava voltando de uma missão HEMS e voltando para o aeroporto de East Midlands. Enquanto descia para cerca de 1.000 pés, o tripulante sentado no assento esquerdo avistou o animal e gritou ‘pássaro’. O piloto inclinou e rolou o helicóptero para a direita, mas o pássaro bateu e passou pelo para-brisa esquerdo.
Ele atingiu o tripulante no lado esquerdo do capacete e continuou até o topo da porta esquerda da cabine, antes de ficar preso atrás do assento do piloto. Após a colisão com o pássaro, a tripulação relatou haver uma vibração “perceptível” na fuselagem.
O helicóptero pousou sem incidentes. O tripulante foi examinado pelo médico da tripulação e não sofreu ferimentos.
Objetos voadores, como pássaros e drones, costumam representar uma ameaça para as ambulâncias aéreas. Recentemente, uma ambulância aérea chegou a poucos metros de colidir com um drone enquanto tentava pousar em um hospital de Londres.
Enviar comentário