CBMAL recebe avião bimotor Baron 58 para operações aéreas
20 de agosto de 2021 2min de leitura
20 de agosto de 2021 2min de leitura
Alagoas – O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) vai contar a partir desta semana com um segundo avião para operações. A aeronave chegou ao estado no dia 07/08 e vai representar mais um grande salto no potencial da corporação, reduzindo o tempo para atendimento a ocorrências de maior distância que necessite de um recurso especializado.
A nova aeronave do CBMAL é um avião bimotor Baron 58, de fabricação americana. É uma aeronave bimotor a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar dois pilotos, um paciente, um médico e um enfermeiro ou quatro passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas) a uma velocidade máxima de 380 km/h, possui alcance de 1700 km e capacidade de transportar 700 kg em carga.
Por ser um avião rústico pode pousar em pistas de barro, facilitando a operação em vários locais do interior do Estado de Alagoas. O avião possui alto desempenho, sendo muito utilizado para realizar transportes num curto espaço de tempo. O avião é homologado para realizar o voo noturno e em algumas condições climáticas de baixa visibilidade.
O avião foi apreendido por tráfico de drogas e cedido para o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas através de decisão judicial de Goiás.
O Avião Bombeiro 01 será operado em conjunto com o Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública, reforçando a integração dos órgãos estaduais, marco do governo atual.
Com essas características, tal aeronave poderá realizar as seguintes atividades:
⁃ transporte de militares e autoridades para apoio a ocorrências em locais distantes;
⁃ sobrevoos servindo como plataforma de observações a busca de embarcações;
⁃ transporte de equipe com cães para ocorrências de busca e salvamento;
⁃ apoio administrativo;
⁃ transporte de tropa;
⁃ transporte aeromédico (UTI aérea);
⁃ transporte de órgãos e tecidos para transplantes;
⁃ transporte de carga;
⁃ busca e localização em terra e no mar;
⁃ monitoramento de focos de incêndio florestal;
⁃ patrulhamento preventivo e monitoramento ambiental;
⁃ distribuição de vacinas;
⁃ ajuda humanitária (transporte de alimentos, medicamentos e água para comunidades isoladas ou por decreto de estado de emergência, ou calamidade pública);
⁃ transporte de Peritos Oficiais do Estado.
Alagoas possui diversas pistas de pouso, que em sua grande maioria são de barro, das quais podemos citar:
⁃ Arapiraca- Aeroporto
⁃ Santana do Ipanema – pista de barro
⁃ Coruripe – pista de barro (uso para aviões agrícolas)
⁃ Batalha – Pista de Barro
⁃ Piranhas – Pista de barro
⁃ Delmiro Gouveia – Pista de barro
⁃ Barra de Santo Antônio – Pista de asfalto
⁃ Palmeira dos Índios – Pista de barro
Fora do Estado há diversos destinos largamente utilizados para o transporte aeromédico como, por exemplo, Recife e Salvador.
Alguns serviços não necessitam realizar pouso no local da ocorrência, como podemos citar uma fiscalização ambiental, avaliação de incêndios em matas ou vegetação, pericias, buscas, e outros.
Enviar comentário