Amazonas – No dia 13 de julho de 2018, o Departamento Integrado de Operações Aéreas – DIOA , completou três anos. Responsável por realizar operações aéreas em apoio às unidades que integram o sistema de segurança, como operações policiais e patrulhamento de caráter preventivo e repressivo, o DIOA também expandiu sua importância participando de ações de resgate de vítimas de acidentes no interior, ações de defesa civil e  proteção ambiental em toda a Região Metropolitana de Manaus.

seguranca_am_217134162_3031553317113654_5091644380587904442_n

O DIOA/AM executa operações aéreas de resgate aeromédico, transporte de tropa, apoio às ações de defesa civil, missões de proteção ambiental, entre outras missões em apoio às instituições das esferas municipal, estadual e federal.

Águia

Em sua criação o esquadrão deveria se chamar Hárpia, no entanto, a PM cedeu o codinome Águia que passou a pertencer às aeronaves da SSP/AM.

O DIOA atua em operações policiais de alto risco, reconhecimento, busca e salvamento, resgate e transporte de pessoas para atendimento médico, escolta policial de drogas e de valores, transporte de autoridades e operações noturnas.

O departamento possui 5 aeronaves e tem um efetivo de 26 servidores entre policiais civis, militares e bombeiros militares, divididos entre pilotos, operadores aerotáticos, mecânicos e auxiliares de manutenção.

Os integrantes do DIOA usa um macacão verde, um brasão com a heráldica do departamento e uma bolacha do esquadrão com imagem de uma águia nome e símbolo de uma unidade aérea do estado.

Aviação

Segundo relatos históricos aviação policial no Amazonas teve início na década de 70 quando um oficial da PM fez o curso de piloto de helicóptero e começou a operar em missões de patrulhamento e observação para a corporação.

Em 3/03/2009, a SSP/AM abriu um processo seletivo para pilotos de helicópteros com projetos de criar o departamento. O curso foi totalmente teórico e formou hoje os pilotos que atuam no departamento.

Em 21/07/2016 foi criado pela SSP o serviço integrado de operações aéreas (SIOA) que passou a operar aviação de segurança pública no Amazonas.

História

O departamento integrado de operações aéreas foi criada em 3/07/2018 por meio da lei número 4624.

O DIOA tem como missão planejar, coordenar, executar o controle de todas as atividades referentes ao emprego de aeronaves geridas pela secretaria de segurança pública e defesa civil no âmbito do estado do Amazonas.

Antes de sua criação a aviação de segurança pública era dividida por corporação, sendo que a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar possuíam suas unidades de aviação próprias.