Bahia – No último dia 11/06, uma comissão liderada pelo Coronel PM Ubirajara, composta por Oficiais do Comando de Policiamento Especializado, Grupamento Aéreo e Batalhão de Operações Especiais, apresentou um estudo técnico sobre a implementação de ações de paraquedismo na Polícia Militar da Bahia.

Estudo de Paraquedismo PMBA COPQD1

Este estudo aborda, dentre vários pontos, por exemplo, a importância da existência de um protocolo para realizar o salto livre operacional do BOPE em ocorrências de alta complexidade, juntamente com a tripulação e as aeronaves do GRAER/PMBA.

O paraquedismo na PMBA foi implantado em 2016, tendo como idealizador o Ten Cel PM Wolney Anderson, atual Comandante do GRAER/PMBA. Juntamente com o Major PM Boaventura, atual Subcomandante do BOPE, foram os responsáveis por agregar a atividade como ferramenta adicional para a infiltração dos Operadores da antiga COE (atualmente BOPE).

Desde então, todas as tripulações foram habilitadas como LPQD (lançadores de paraquedistas), e o efetivo de Tripulantes Operacionais do GRAER e Operadores do BOPE, formados como Paraquedistas Policiais Militares, sendo formados também o Exmo. Sr. Cel PM Paulo Coutinho, atual Comandante Geral da PMBA, a época, comandante do BOPE, bem como o Major PM Cledson, atual Comandante.

COPQD1