GAVOP/CBMDF: Curso de Tripulante Operacional 2021
31 de maio de 2021 1min de leitura
“Procuram-se homens para uma viagem perigosa. Pequenos salários, frio intenso, longos meses de completa escuridão, constante perigo, retorno seguro duvidoso. Honra e reconhecimento em caso de sucesso.” (Sir Ernest Shackleton, aventureiro britânico – anúncio para selecionar sua tripulação).
Estranha a oferta de trabalho?
Periodicamente alguns homens e mulheres se candidatam a algo semelhante. O Curso de Tripulante Operacional (CTOp) é uma dessas ocasiões. Mais do que coragem, é preciso estar preparado.
Destinado a formar Tripulantes Operacionais para as missões do Grupamento de Aviação Operacional (GAVOP), o CTOp já especializou Bombeiros Militares do Distrito Federal, de outros estados e membros de diversas instituições que empregam aeronaves em sua rotina.
Entrar no curso é dificil. Concluir então..
Os alunos são forjados, moldados e polidos para que se encaixem em um seleto grupo de Guerreiros.
Dentre as diversas etapas do curso, a Sobrevivência é um paralelo bem próximo à viagem do navio Endurance (Resistência), do inglês Shackleton.
Simulando um acidente em local inóspito, o futuro Tripulante deve SOBREVIVER ao campo escola, testando seus limites físicos e psicológicos.
Após uma longa jornada na água, os alunos são transportados a uma área remota, nos arredores do DF. Incertezas, frio, fome, privação de sono, sede, escassez de recursos, exaustão física e mental são os ingredientes dosados pela instrutória. Medo, ansiedade, pânico, solidão e vontade de desistir são respostas comuns. Após dias e noites intensas, os que “sobrevivem” nunca mais serão os mesmos. O RDCORE diante de situações adversas serão qualidades potencializadas e internalizadas por cada um.
Como resultado, teremos indivíduos que não medirão esforços para VOAR, PAIRAR e SALVAR!
“Há muito tempo, quando ainda sonhava, uma voz veio me dizer: – Você precisa fazer algo, para que eu me orgulhe de você! ” (Charlie Mike, apenas os cursados sabem quem é)
Enviar comentário