Rio Grande do Sul – Um helicóptero esquilo do Batalhão de Aviação da Brigada Militar foi utilizado no salvamento de banhista que foi arrastado pela corrente de retorno e estava a aproximadamente 250 metros da praia. O trabalho da tripulação da aeronave em apoio aos guarda-vidas foi realizado por volta das 13h, sábado (23/01), na altura da guarita 96, na Praia do Remanso, em Xangri-Lá.

resgate

A vítima é um jovem de 17 anos. Além dos guarda-vidas, surfistas também se aproximaram para auxiliar no salvamento. Eles não conseguiram, no entanto, retirar o adolescente da água devido à correnteza e pediram apoio do helicóptero.

Um dos tripulantes saltou no mar e levou o adolescente até as proximidades da aeronave. O jovem foi colocado dentro de uma cesta, chamada puçá, e levado até a areia. De acordo com a equipe do Batalhão de Aviação, o rapaz estava consciente e passava bem, apesar do cansaço.

Neste verão, o Batalhão de Aviação foi acionado para auxiliar em quatro salvamentos de banhistas no mar no Litoral Norte. O deste sábado, no entanto, foi o primeiro em que a vítima teve que ser içada pelo helicóptero.

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), desde 19 de dezembro, quando começou a Operação Verão, até a sexta-feira (22/01), os guarda-vidas realizaram 263 salvamentos no mar na região. O número é 48% maior que no mesmo período da temporada passada.