Rio de Janeiro – Na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, na sexta-feira (13/11), uma equipe de vinte integrantes do NOTAER, composta por pilotos e operadores aerotáticos, concluiu o exercício na unidade de treinamento de escape para aeronaves submersas (UTEPAS) da Marinha do Brasil.

O treinamento consistiu em uma fase teórica na qual todas as atividades do curso foram apresentadas e explicadas e em uma fase prática. Já a parte prática foi composta por uma adaptação ao meio líquido com o nado utilitário.

125150236_188069432930298_4167693676741403440_n

 

Em seguida, um treinamento de apneia com descida guiada de cinco metros de profundidade e na sequência outra descida com nado submerso, tendo ainda o servidor que passar por dentro do módulo de treinamento (que simula a aeronave acidentada).

Após a fase de adaptação, foi feito um exercício de flutuabilidade e, na sequência, o salto da plataforma de três metros.

A penúltima etapa consistiu na simulação da queda, momento em que a tripulação, dentro do módulo de treinamento, afundava e precisava escapar – foram feitas passagens simulando as condições diurna e noturna.

Por fim, o salto da plataforma de seis metros.