Irlanda – Em junho de 2012, o Departamento de Saúde e o Serviço Nacional de Ambulâncias (NAS) lançaram o primeiro Serviço Aeromédico de Emergência em Custume Barracks, na Irlanda.

O serviço, um projeto conjunto entre o Departamento de Saúde e as Forças de Defesa, significa que os paramédicos avançados do Serviço Nacional de Ambulâncias agora contam com o auxílio de um helicóptero militar dedicado para a transferência rápida de pacientes críticos ao hospital mais adequado.

nas-advanced-paramedic-awiating-air-corps-aw139-land

Em um momento marcante, o serviço nacional de ambulâncias da Irlanda em Athlone transportou seu 3.000º paciente

O serviço se tornou um ativo vital na região

Inicialmente estabelecido para um período experimental de 12 meses, o objetivo era avaliar o nível e o tipo de serviço aeromédico dedicado para helicópteros necessário na Irlanda, em vista do recente fechamento de instalações regionais, como o Hospital Roscommon.

Desde o seu início em 2012, tornou-se um ativo vital em termos de cuidados pré-hospitalares críticos e recentemente transportou por via aérea o seu 3.000º paciente.

A tripulação do helicóptero aeromédico consiste em pessoal das Forças de Defesa e um paramédico avançado, que permanecem em prontidão no Centro Nacional de Coordenação Aeromédica sete dias por semana, 365 dias por ano.

Conhecido por seu indicativo ‘Aircorps112’, refletindo sua natureza militar e médica, o número 112 destaca o número de contato de emergência europeu padrão.

Voando com o Leonardo AW139

O ‘AirCorps112’ é um helicóptero bimotor Leonardo AW139 multifunção, pilotado com uma tripulação de dois pilotos e um tripulante. Quando configurado para missão aeromédico, pode acomodar uma variedade de equipamentos médicos, incluindo oxigênio, sucção e desfibrilador, vários médicos assistentes e um paciente.

O AW139 pode viajar a 315 quilômetros por hora, permitindo que o ‘AirCorps112’ chegue a qualquer lugar do país e leve os pacientes a um hospital apropriado em minutos.

As Forças de Defesa da Irlanda prestam serviço aeromédico intra-hospitalar desde a década de 1960, e já realizou milhares de missões, utilizando aeronaves de asa fixa e asa rotativa, que operam a partir do Aeródromo Casement, Baldonnel, na Irlanda.