Em um esforço para agrupar e identificar itens de tecnologia considerados mais prováveis de atuarem preventivamente na redução de acidentes com helicópteros, a International Helicopter Safety Foundation (IHSF) compilou uma lista das principais ferramentas de segurança com base nas recomendações da US Helicopter Safety Team e da European Safety Promotion Network-Rotorcraft.

 

O Grupo de Trabalho dentro do IHSF atuando na área de tecnologia, composto por representantes da indústria e do governo, concluiu um relatório que categoriza os principais itens de tecnologia da seguinte maneira:

  • Grupo 1: tecnologias para cabine de comando disponíveis e maduras.
  • Grupo 2: tecnologias emergentes ou avançadas.
  • Grupo 3: tecnologias para melhorar o controle operacional, gestão de risco e preparação da tripulação.

Itens de tecnologia de sobrevivência em colisões foram especificamente omitidos, uma vez que o foco do grupo está na prevenção de acidentes.

A fim de abordar o problema de acidentes de helicópteros de forma holística, a IHSF está procurando soluções de tecnologia e soluções potenciais além da aeronave e operações de voo direto.

Esta pesquisa inclui áreas de tecnologia em possam melhorar a segurança, mudando a forma como os helicópteros são usados e pilotados, e como os riscos podem ser melhor gerenciados em todo o setor.

O relatório tem como objetivo servir como um recurso para operadores que estão decidindo como equipar seus helicópteros, bem como para clientes e seguradoras que estão contemplando qual tecnologia de reforço de segurança deve ser exigido, e para fabricantes de helicópteros que estão determinando quais equipamentos oferecer como padrão ou opcional em suas aeronaves.

Quinze tecnologias são destacadas no relatório:

Grupo um: tecnologias de cabine de comando disponíveis e maduras

  • Sistemas de controle automático de voo (AFCS);
  • Sistemas de detecção de obstáculos e terreno derivados de dados (HTAWS ou EGPWS);
  • Sistemas de visão sintética (SVS).

Grupo dois: tecnologias emergentes ou avançadas

  • Certificação IFR com melhor custo-benefício;
  • ADS-B “Out” e “In”;
  • Dispositivos de “e-Conspicuity”;
  • Sistemas de detecção de dados aéreos;
  • Detecção de terreno ativo, obstáculos e tráfego;
  • Sistemas leves de monitoramento de uso (HUMS).

Grupo três: tecnologias para melhorar o controle operacional, gestão de risco e preparação da tripulação

  • Ferramenta de avaliação de risco de voo “inteligente” baseada em aplicativo (FRAT);
  • Dispositivos de treinamento de simulação de voo – helicóptero (FSTD-H);
  • Aplicativo/software para realizar briefing, planejamento e/ou debriefing de voo;
  • Sistemas de monitoramento de dados de voo de helicópteros (HFDM);
  • Processo de Garantia da qualidade das operações de voo (FOQA);
  • Aeronaves opcionalmente pilotadas (OPA) e sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS).

Como um complemento a este documento, o grupo de trabalho de tecnologia da IHSF produziu uma pesquisa sobre “Tecnologias de Segurança” e obteve cerca de 1.400 respostas de pilotos de helicóptero em todo o mundo.

Os dados desta pesquisa estão sendo analisados pelos membros da IHSF e prometem fornecer insights sobre uma ampla visão em uma variedade de áreas de interesse, como operações de regras de voo por instrumentos single pilot (IFR), operações IFR em aeronaves monomotoras, proficiência IFR e a eficácia percebida de tecnologias de segurança comumente usadas. O IHSF pretende publicar os resultados dessa pesquisa assim que finalizada.

Acesse aqui o relatório completo do Grupo de Trabalho

Relatório IHSF sobre tecnologias para redução de acidentes com helicópteros