Minas Gerais – Homem de 40 anos fica soterrado após queda de muro de arrimo em obra na cidade de Carmo de Minas, no Sul de Minas.

Na manhã terça-feira 18/08, um homem ficou soterrado e outras duas pessoas ficaram feridas após queda de um muro de arrimo na obra em que trabalhavam. Uma das vítimas envolvidas, juntamente com um transeunte, conseguiu acessar a outra que estava parcialmente soterrada, retirando a terra que estava sobre ela.

IMG_20200818_110620_643

Uma viatura da prevenção e vistoria do Corpo de Bombeiros Militar de São Lourenço passava pelo local e foi acionada por populares, que de imediato já iniciaram os trabalhos de salvamento. No local atuaram o helicóptero Arcanjo 05 do Batalhão de Operações Aéreas sediado em Varginha, uma Unidade de Suporte Avançado (SAMU), e outras viaturas do Corpo de Bombeiros Militar sediada em São Lourenço.

A retirada da vítima só foi possível através de procedimento de segurança baseada no escoramento do terreno instável com tapume e tábuas para que não ocorresse um novo deslizamento atingindo as equipes e a vítima. A equipe medica do Arcanjo e o Serviço de Atendimento móvel de Urgência (SAMU) de São Lourenço de imediato iniciaram o protocolo de APH como fornecimento de oxigênio e outras intervenções médicas.

Devido ao longo tempo de exposição da vítima sob a terra com os membros inferiores prensados, a grande preocupação da equipe medica era que a vítima sofresse a síndrome da compartimentação que é aumento de potássio resultante do esmagamento das células musculares, podendo causar insuficiência renal e parada cardiorrespiratória, contudo foi feito medicação para minimizar a possibilidade.

Após retirada, a vítima foi reavaliada e constatada suspeita de fratura no membro inferior esquerdo, e queixava de dores na bacia, em seguida ela foi encaminhada para o Hospital de São Lourenço pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).