Ceará  – A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER/CE) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) concluiu, na data de 27/07, a formação de mais uma turma que integra o Nivelamento Técnico de Operadores Aerotáticos.

No total, são 59 profissionais de segurança da CIOPAER/CE, divididos em três turmas, que serão capacitados de forma continuada nas mais variadas situações, que demandam conhecimento operacional, de resgate e de salvamento.

A disciplina, que marcou o encerramento do primeiro grupo de 2020, foi a de “Técnicas de Resgate no Plano Vertical e Regulamentação”, ocorrida na Serra de Maranguape, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Ceará.

Ciopaer-da-SSPDS-encerra-nivelamento-de-primeira-turma-de-operadores-aerotáticos-de-2020-1-768x576

O nivelamento, que ocorre anualmente, é composto por oito dias de atividades presenciais, três dias de estudos remotos e uma avaliação final em forma escrita. Na turma concluída hoje, os operadores iniciaram a sua formação no dia 20 de julho. De lá pra cá, os profissionais de segurança pública passaram por oito disciplinas, sendo elas: Educação Física, Salvamento Aquático, Segurança Operacional, Técnicas de Policiamento Aéreo e Tiro Defensivo Embarcado, Noções de Abastecimento de Aeronaves, Equipamentos Especiais e Técnicas de Resgate no Plano Vertical e Regulamentação.

“O curso envolve o aprimoramento de técnicas utilizadas nas operações realizadas pela CIOPAER/CE. Como nossa tripulação é mista, composta por policiais militares, bombeiros militares e policiais civis, o treinamento é periódico, visando nivelar e padronizar procedimentos de alta complexidade com o uso da aeronave. Aumentando assim a consciência situacional e a segurança operacional, resultando em um serviço de excelência para a população”, explica o relações-públicas da CIOPAER/CE, capitão PM Elton Oliveira.

A previsão é que o nivelamento dos próximos grupos ocorra do dia 10 a 17 de agosto; e de 14 a 21 de setembro.

Ciopaer-da-SSPDS-encerra-nivelamento-de-primeira-turma-de-operadores-aerotáticos-de-2020-4-768x512

Atualmente, a CIOPAER/CE possui quatro bases fixas em território cearense. Sendo uma em Fortaleza, e outras três em Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral. A coordenadoria dispõe de dez aeronaves, sendo nove helicópteros (um EC130 B4, dois AS350B2 esquilo, três Airbus EC135 e três EC145) e um avião modelo Cessna 210.

No total, 165 profissionais de segurança pública compõem o efetivo da unidade aérea, entre pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e apoio solo, além de 20 profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará.

Ciopaer-da-SSPDS-encerra-nivelamento-de-primeira-turma-de-operadores-aerotáticos-de-2020-2-768x576