Novo H145 com rotor de cinco pás recebe certificação da EASA
22 de junho de 2020 2min de leitura
22 de junho de 2020 2min de leitura
Europa – A nova versão do helicóptero H145 com rotor principal de cinco pás da Airbus Helicopters foi certificado pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA), abrindo caminho para as entregas aos clientes até o final de 2020.
A certificação abrange toda a gama de recursos, incluindo operação single pilot e IFR, operações monomotor (Cat A / VTOL), além da compatibilidade de uso de óculos de visão noturna.
“Nosso novo H145 com rotor principal de cinco pás é um excelente exemplo de nossa busca por melhorias contínuas e inovação que atenda às exigências de nossos clientes”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Este helicóptero combina recursos de alto valor agregado com a robustez e a confiabilidade de um best-seller testado e comprovado, tornando-o muito competitivo no mercado de helicópteros bimotores leves”.
A nova versão do bimotor leve H145 foi apresentada na Heli-Expo 2019 em Atlanta, Geórgia. Antes da bem-sucedida campanha de teste em ambientes de alta altitude na América do Sul, onde a aeronave pousou no Aconcagua, a montanha mais alta do hemisfério sul, o novo H145 realizou várias campanhas de teste de voo, incluindo Espanha em altitudes médias e Finlândia para clima frio .
Esta última atualização da família H145 adiciona um novo e inovador rotor principal de cinco pás ao H145 multi-missão, aumentando a carga útil do helicóptero em 150 kg (330 lb.). A simplicidade do novo projeto do rotor principal sem rolamentos também facilitará as operações de manutenção, melhorando ainda mais a facilidade de manutenção e a confiabilidade do H145, além de melhorar o conforto de passeio para passageiros e tripulação. A certificação pela Administração Federal de Aviação seguirá no final deste ano. A certificação para a versão militar do H145 de cinco pás será concedida em 2021.
Alimentado por dois motores Safran Arriel 2E, o H145 está equipado com controle de motor FADEC e o conjunto de aviônicos digitais Helionix. Inclui um piloto automático de quatro eixos de alto desempenho, aumentando a segurança e reduzindo a carga de trabalho do piloto.
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