CIOPAER/MT apreende helicóptero em apoio a SEMA em fiscalização ambiental
19 de junho de 2020 1min de leitura
19 de junho de 2020 1min de leitura
Mato Grosso – A guarnição do Águia 02 do CIOPAER/MT, na data de 16/06, em cumprimento a missão planejada, decolou pela manha da cidade de Sorriso com destino à Colniza, embarcados 02 integrantes da SEMA para fiscalização ambiental e combate ao desmatamento no Noroeste do estado do Mato Grosso.
Ao chegar na região os esforços foram direcionados para averiguação de informações de que proprietários rurais do município de Colniza estariam pulverizando produtos tóxicos, com uso de um helicóptero, em reservas florestais. Pelas informações levantadas com a finalidade de ressecamento da flora e depois possível formação de pastagens.
O perímetro a ser vistoriado era de mais de 100NM, ao se realizar sobrevoo nos pontos plotados 35NM à noroeste da cidade supracitada, foi verificado sinais de degradação ambiental com uso de substâncias tóxicas, o que evidenciou a proximidade com o alvo, sendo logo depois avistado pela equipe do Águia 02 uma aeronave modelo Robinson R44 cor preta, com equipamento para pulverização acoplado, além de grande quantidade de galões de produtos tóxicos no interior de uma fazenda. Após diligências fora localizado e encaminhados à DEPOL o responsável pela fazenda e um auxiliar do piloto. As guarnições da 11CIPM e da PJC estiveram presentes e deram continuidade nas providências da ocorrência que se encontra em andamento.
Cabe salientar, que se tratou de uma operação unificada envolvendo esforços Interinstitucionais da Segurança Pública e Meio Ambiente Estadual, o qual logrou êxito graças a soma dos esforços dos órgãos e emprego do Águia.
SOBRE O HELICÓPTERO
A secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) confirmou que o helicóptero Robinson, prefixo PR-PRV, modelo R44 preto, que estava sendo usado para aplicação de produtos tóxicos em reservas florestas em Colniza (1.077 quilômetros de Cuiabá), será cedido temporariamente para equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Sorriso.
A assessoria informou que o Ciopaer ficará como fiel depositário. Já a permanência dela, na unidade dependerá do andamento do processo criminal no qual foi apreendida. A justiça ainda determinará se poderá compor a frota área do Estado ou ser leiloada para pagar os custos processuais.
Veja abaixo o video sobre as equipe do CIOPAER/MT e SEMA fiscalização:
Enviar comentário