Amapa- O Grupo Tático Aéreo (GTA/AP) divulgou um relatório detalhado sobre todo o serviço do órgão referentes às ações no combate ao novo coronavírus. O período dos serviços são de 7 de março a 27 de maio, com um total de 17 missões e 51 horas de voos. Com o uso de duas aeronaves sendo o CESSNA T210N, PT-WAI e o helicóptero PR-GAP.

Foto: Nathanael Zahlouth

Foto: Nathanael Zahlouth

A aeronave mais utilizada pelo GTA/AP foi o avião Cessna T210N, usado principalmente no transporte, para a cidade de Belém (PA), de 1.110 amostras de sangue para análise de amostras de testes de covid-19. Ao todo, neste trecho aéreo foram 10 viagens.

O mesmo aparelho aéreo também foi usual para o transporte de EPIs, respiradores e deslocamento de equipes da área da saúde para os municípios de Oiapoque e Laranjal do Jari – que na ocasião o pouso aconteceu em Monte Dourado (PA). Para esta finalidade foi realizados quatro voos. Com o cessna houve o total de 41 horas de voo.

O GTA/AP também usou o helicóptero em três ações diretas ao combate à proliferação da covid-19. Os trabalhos se concentraram em duas viagens de transporte de agentes de saúde para a aldeia indígena do Kumarumã, em Oiapoque, e um voo exclusivo em apoio aos agentes do Procon-AP, que se deslocaram até a comunidade Maranata, no arquipélago do Bailique, para a fiscalização de vendas de produtos na região.

Em todas as atividades aéreas, houve uma participação de cerca de 30 agentes do GTA, que são servidores da área da segurança pública.