BAPM inicia uma nova era na Aviação Policial de Santa Catarina
23 de setembro de 2010 6min de leitura
23 de setembro de 2010 6min de leitura
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) celebrou, na tarde desta segunda-feira, a entrega oficial das duas primeiras aeronaves próprias da Corporação, desde o início da atividade de aviação policial, em 1986.
O anfitrião do evento e comandante do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), tenente-coronel Milton Kern Pinto, recebeu o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz da Silva Maciel, que presidiu a solenidade prestigiada pelo governador do Estado, Leonel Arcângelo Pavan, pelo comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Dércio dos Santos Brasil, e pelo secretário de estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, André Luis Mendes da Silveira, dentre outras autoridades militares e civis. Além do subcomadante-geral, coronel Ricardo Alcebíades Broering e do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Nazareno Marcineiro, destaque para a presença de cinco coronéis da reserva, ex comandantes-gerais da PMSC: Sidney Carlos Pacheco, Paulo Roberto Fagundes de Freitas, Jurandir Henrique Hostins, Valmir Lemos e Walmor Backes.
Na solenidade a Medalha do Mérito da Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina foi concedida a personalidades civis e militares, instituições, autoridades e integrantes do Batalhão (vide quadro) que contribuíram para o engrandecimento e a consolidação da atividade de aviação policial na Corporação.
Batizado de Águia 05, o avião bimotor marca Embraer modelo Sêneca II, é fruto da doação da Polícia Federal à Polícia Militar catarinense. Possui capacidade para dois pilotos e quatro passageiros, além de velocidade operacional de 260 a 279 quilômetros por hora. “A aeronave está pronta para iniciar seus vôos em missões de patrulhamento policial e ambiental, levantamento fotográfico, e transporte de tropa, enfermos, presos, além de missões de defesa civil e traslado de órgãos”, assinalou o comandante do BAPM, tenente-coronel Milton Kern Pinto.
O primeiro helicóptero próprio da Corporação foi batizado de Águia 01 é da marca francesa Eurocopter. Tem capacidade para seis pessoas, autonomia de três horas de vôo, velocidade operacional de 185 a 223 quilômetros por hora e ano de fabricação 2002. Esta aeronave já está em atividade e é empregada com dois pilotos e dois tripulantes operacionais multimissão, aptos para missões de radiopatrulhamento transporte de pessoal e equipamentos, busca e salvamento, resgate, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, defesa civil e transporte de órgãos.
“A aquisição destas aeronaves representa o início de uma nova era na aviação policial militar catarinense, fruto da dedicação das personalidades hoje homenageadas. Reitero nossa gratidão e reconhecimento pela oportunidade de minizarmos o custo operacional dessa relevante atividade e ampliarmos sua oferta a todo o território catarinense”, disse o comandante-geral, coronel Luiz da Silva Maciel.
Mais de seis mil vidas salvas em 10,5 mil missões cumpridas
O Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina (BAPM) iniciou suas atividades em 1986, com um helicótpero bell (206 jet ranger), alugado, realizando missões de resgate, busca, salvamento, defesa civil, defesa do meio ambiente, atendimento de ocorrências policiais de grande vulto, transporte de autoridades e apoio aos diversos órgãos públicos.
No início dos anos 90, a Corporação passou a formar seus pilotos e tripulantes, visando recomeçar suas atividades aéreas, o que foi efetivado em 1994, ano em que foram alugados dois helicópteros esquilo modelo AS-350-B.
Em 1992, foi institucionalizado o Grupamento Aéreo da Polícia Militar – GRAER. Em 08 de maio de 2008, através do decreto nº 1.392, de 28 de maio de 2008, foi elevado a Batalhão de Aviação. Neste mesmo ano, com a integração das aeronaves de asas fixas à sua frota, o BAPM aumentou sua capacidade de atuação na prestação de serviços à sociedade, contanto atualmente com dois helicópteros Esquilo e dois aviões monomotor Embraer 711 corisco em operação.
Desde 1992, o BAPM contabiliza um total de 22,5 mil horas voadas, em 18 mil missões realizadas, sendo socorridas 6.326 vítimas, com o registro, a partir do ano de 2005, de 667 pessoas detidas pelos helicópteros em operação policial.
Agraciados “Medalha Mérito da Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina”
Fonte e Fotos : Centro de Comunicação Social PMSC
Enviar comentário