Os helicópteros biturbinas conquistaram um importante espaço no mercado civil, especialmente em operações governamentais, que exigem não só maior potência das aeronaves, mas também plataformas modernas e robustas que possam enfrentar algumas situações críticas.

image--031

foto: marcio jumpei

Esses helicópteros têm se demonstrado multimissões e facilmente configuráveis, tornando-se opção para diversas funções. No Brasil, as oito unidades dos dois modelos, em diferentes versões, estão em operação em atividades do Corpo de Bombeiros, em Brasília e Minas Gerais, no GTA no Maranhão e no CIOPAER do Ceará e na Polícia Militar do Rio de Janeiro, tendo esse último trabalhado intensamente durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

“O EC145 do Rio, última unidade entregue pela Helibras, está equipado com uma tecnologia especialmente desenvolvida para as atividades no Brasil. O sistema C2i (comando, controle e inteligência) é completamente novo, projetado por nossos engenheiros e essa é a primeira aeronave biturbina a contar com esse avanço”, comentou Dominique Andreani, vice-presidente de Negócios e Serviços.

Recentemente, a Agência Francesa de Aquisição Militar (DGA) anunciou um contrato com a Airbus Helicopters para a modernização dos aviônicos de 35 helicópteros EC145 operados pela Sécurité Civile, órgão que realiza operações de busca e salvamento e serviços de evacuação médica em todo o território francês.

Na China, um consórcio formado pelas companhias China Aviation Supplies Holding Company (CAS), Qingdao United General Aviation Industrial Development Company (Qingdao United) e CITIC Offshore Helicopter Co. Ltd (COHC) fez uma encomenda de 100 helicópteros H135 que serão fabricados pela Airbus Helicopters na província de Qingdao, Shandong. As aeronaves vão operar na indústria offshore em forte expansão no país.

E se as aeronaves já conquistaram grande espaço nessas missões, elas também despertam os olhares do segmento executivo. Os dois primeiros H145 Mercedes Benz Style foram entregues este ano para uma companhia de taxi aéreo da Turquia. O helicóptero foi projetado sob medida para operações privadas e corporativas de alto padrão e oferece o interior da cabine redesenhado, novo design ergonômico de assento e conectividade Wi-Fi em voo para os passageiros.