Dados da Helicopter Safety Team dos EUA (USHST) mostram que, na ultimas duas décadas, a taxa de acidentes fatais com helicópteros nos EUA foi reduzida pela metade, mais precisamente de 1,27 acidentes fatais por 100.000 voos para 0,63.

usa-helicopter

No entanto, a taxa de acidentes manteve-se estável durante 2018 e 2019. Os acidentes fatais nos EUA continuaram aproximadamente no mesmo nível.

Para reduzir ainda mais o número de acidentes fatais, a USHST vem desenvolvendo aprimoramentos de segurança com base nos acidentes analisados.

Muitas das iniciativas estão agora prontas para serem implementadas, com vistas a um futuro mais seguro para todos os envolvidos na indústria de helicópteros.

Essas iniciativas incluem:

  • Durante 2019, o USHST desenvolveu e promoveu um painel mostrando como o UAS (drones) pode complementar e apoiar helicópteros tripulados em operações e ambientes de alto risco.
  • Em novembro de 2019, a equipe lançou dois novos informativos boletins tratando de Estol de Vortex e sobre Limitações de Potência.
  • Realização de palestras presenciais sobre segurança e distribuição de material de em eventos do setor – mais recentemente no CHC Safety Summit em Dallas e na convenção da National Agricultural Aviation Association em Orlando.
  • O USHST está pronto para lançar um documento de práticas recomendadas, oferecendo diretrizes para realização de pré-voo.
  • Uma equipe do USHST também está concluindo um informativo a respeito do uso de simulação para treinamento de cenários de risco e desenvolver uma tomada de decisão segura.
  • Desenvolvimento de pesquisa abrangente de segurança para os pilotos sobre sistemas de visão aprimorados (enhanced vision systems) e sistemas de aumento de estabilidade (stability augmentation systems).
  • O USHST está colaborando com o GAJSC (General Aviation Joint Steering Committee) para uma nova ferramenta de referência para os pilotos sobre comprometimento devido ao uso de certos medicamentos de venda livre.
  • Para reforçar uma cultura de segurança entre os pilotos de helicópteros, o USHST está trabalhando com o FAASTeam para apresentar uma série nacional de oficinas, onde serão realizadas palestras que irão discutir profundamente um acidente de helicóptero específico para ajudar os pilotos a compreenderem que muitas decisões operacionais não são escolhas binárias.

Maiores informações sobre as medidas de segurança propostas pelo USHST que visam reduzir o número de acidentes fatais podem ser encontradas no site do grupo.

Os aprimoramentos estão organizados em cinco categorias de segurança: visibilidade e perda de controle, gerenciamento de riscos, treinamento aprimorado, suporte tecnológico e competência do piloto.

A cada ano, o segmento de aviação de helicópteros dos EUA voa com segurança mais de 3,2 milhões de horas de voo. O USHST disse: “Vamos trabalhar juntos para aumentar esse número e diminuir cada vez mais o número de acidentes que ocorrem”.

Acesse aqui o site USHST