Integrantes do Grupamento Tático Aéreo da Paraíba conhecem funcionamento do serviço aeromédico de Alagoas
27 de novembro de 2019 2min de leitura
27 de novembro de 2019 2min de leitura
Como o detentor da única aeronave exclusiva para resgate médico do Nordeste, o Falcão 05, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas e a Chefia Especial Aérea da Segurança Pública (CAESP), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), são referência quando o assunto é serviço aeromédico.
Por causa disso, integrantes do Grupamento Tático Aéreo (GTA) do Estado da Paraíba vieram até Alagoas para conhecer o funcionamento do Falcão 05 e oferecer um serviço similar para a população paraibana.
Além de conhecer o serviço aeromédico, pilotos, tripulantes operacionais, profissionais que darão apoio em solo, médico e enfermeiro iniciaram um treinamento na terça-feira (26/11) junto com os profissionais que compõem a CAESP.
O Serviço Aeromédico em Alagoas foi iniciado em junho 2010, e até o mês de outubro foram feitos 1.830 atendimentos pela equipe do Falcão 05, aeronave custeada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que é composta por um médico e um enfermeiro do Samu Alagoas, por um tripulante operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e por um piloto, que pode ser da Polícia Militar de Alagoas ou do CBMAL.
Para Marcos Ramalho, Supervisor do Samu Alagoas, a vinda dos integrantes do GTA da Paraíba mostra o reconhecimento que o serviço aeromédico alagoano conquistou até agora junto aos outros Estados do País.
“Nós somos o único Estado da Região Nordeste com um helicóptero exclusivo para resgate e transporte aeromédico. O serviço está à disposição dos 102 munícipios e preparado para atender todos os alagoanos, tanto fazendo resgates em rodovia, nos acidentes automobilísticos, como nas transferências interhospitalares”, ressalta o supervisor.
De acordo com o major Diego Mendonça, comandante da CAESP, estão presentes 19 no treinamento profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB).
“Os militares vão ficar juntos com a gente durante três dias e nesse momento vamos passar um pouco sobre o histórico e da ampliação do Serviço em Alagoas, falar sobre a atribuição de cada um dos tripulantes na aeronave, com aulas teóricas e práticas”, disse o comandante.
Os profissionais de saúde que estão acompanhado os militares do GTA da Paraíba tiveram contato com os profissionais do Samu que mostraram os equipamentos que compõem o helicóptero aeromédico. Entre os itens estão respirador, desfibrilador, medicações, materiais para imobilização de membros e da cervical e prancha rígida.
De acordo com Jardel Batista, capitão do CBMPB e piloto do GTA da Paraíba, a vinda dos integrantes foi para dar início ao serviço aeromédico na Paraíba seguindo os moldes do serviço alagoano agora no mês de dezembro durante a operação verão.
“O serviço em Alagoas já está consolidado, percebemos isso quando estivemos aqui no mês passado para uma visita e agora viemos para esse treinamento nivelar nossos conhecimentos, e nos preparar para iniciar as atividades nosso Estado. Lá nós temos um helicóptero multifunção, mas agora teremos um exclusivo para os atendimentos de saúde”, finalizou o capitão.
Enviar comentário