Projeto leva diversão e conhecimento a crianças de Chapecó/SC
27 de novembro de 2019 3min de leitura
27 de novembro de 2019 3min de leitura
Era um helicóptero e algumas motocicletas diante de 500 olhares curiosos. Um dia que vai ficar na memória dos alunos da Escola Parque Cidadã (EPC) Leonel de Moura Brizola, que receberam, na tarde de sexta-feira (22/11), a visita da Polícia Civil, por meio do Serviço Aero policial de Fronteira (Saer/Fron).
De acordo com o coordenador do Saer/Fron, delegado Albert Silveira, o objetivo é levar conhecimento às crianças em relação ao trabalho da polícia. “A ideia é aproximar a polícia da sociedade por meio das crianças, principalmente em regiões em que a polícia é muito atuante na repressão. Além disso, temos o objetivo de mostrar às crianças que toda a pessoa pode fazer o bem e ser um herói na vida real”, frisa.
Apoiadores
Também estiveram envolvidos na ação a Delegacia Regional, a Secretaria Municipal de Educação, a Ordem Demolay e o Grupo de Motociclistas Bodes do Asfalto. Juntas, as entidades proporcionaram uma tarde diferente às crianças. O projeto recebeu o nome de Pequeno Herói e contou com entrega de material informativo e a distribuição de livros e brinquedos.
A doação dos livros ocorreu graças ao apoio do Grupo de Motociclistas Bodes do Asfalto, que firmou parceria com o Programa Nacional de Assistência ao Ensino (Pnae). Ao todo, foram doados 600 livros de literatura infantil para as crianças. “Nós acreditamos que a leitura é um meio para as nossas crianças terem uma educação melhor e serem pessoas melhores no futuro”, pontua o coordenador do Bodes do Asfalto de Chapecó, Marcio Marcon.
A coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Jaqueline Bonamigo, explica que a escola tem papel fundamental na realização do projeto. “A parte da Secretaria Municipal de Educação é prestar assessoria pedagógica para que esse trabalho dos policiais com as crianças aconteça de forma mais lúdica”, destaca.
Para o delegado regional de Chapecó, Ricardo Casagrande a proximidade entre a polícia com a comunidade é muito importante para a segurança pública. “A Polícia Civil faz esses trabalhos sociais de aproximação, fazendo com que as crianças conheçam um pouco mais da atividade policial”, complementa.
Quem saiu de lá com um sorrido estampado no rosto foram as amigas Agata Vitória de Lima dos Santos, de 6 anos, e Ana Clara Telles, de 6 anos. “Eu nunca tinha visto um helicóptero de perto”, conta Agata. Já Ana relata que se surpreendeu com o que aprendeu durante a ação. “Achei muito legal e aprendi que os policiais são heróis que protegem as pessoas dos bandidos”, finaliza.
Sobre o Saer/Fron
O Serviço Aero policial de Fronteira, Saer/Fron, iniciou suas atividades no dia 4 de julho de 2014, como uma Unidade Multimissão de Aviação Pública da Polícia Civil de Santa Catarina para atendimentos de Ocorrências Policiais e de Resgate no Oeste Catarinense.
Com Base Operacional em Chapecó, o Saer/Fron opera na repressão de crimes de maior gravidade e casos que demandem resgate de pessoas em locais restritos. O SAER também realiza algumas missões policiais nos estados Rio Grande do Sul e Paraná que fazem divisa com Santa Catarina.
Em dezembro de 2015, as atividades de atendimento do Saer na fronteira foram ampliadas com a criação do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (Sara). Nestes cinco anos de atuação, foram mais de 3 mil missões em mais de 1,9 mil horas de voo.
Enviar comentário